tabagismo

Ação celebra em hospital Dia Mundial Sem Tabaco

01:00 · 24.05.2018

Com o objetivo de ajudar pessoas a se livrar do vício do cigarro, o Hospital da Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, do Governo do Ceará, realizará, na próxima segunda-feira (28), uma ação de promoção da saúde, em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio. A iniciativa se dá por meio do Programa de Controle do Tabagismo.

O tema do evento neste ano é "O impacto do tabagismo nas doenças cardiovasculares". Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o impacto do tabagismo ativo e passivo sobre o sistema cardiovascular é um importante fator de risco para doença coronariana, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e insuficiência vascular periférica. A doença cardiovascular (DCV) é a principal causa de morte no mundo, sendo o tabagismo responsável por 12% dos casos.

As atividades começarão a partir de 8h da manhã, com orientações e informações sobre qualidade de vida e prevenção, além da apresentação de quadrilha junina com os ex-fumantes atendidos pelo Controle ao Tabagismo do Hospital. Ao todo, já passaram pelo Programa mais de 3.000 pacientes.

Triagem

Uma vez inscrito no programa, o paciente passa por uma triagem médica para coleta de informações pessoais relativas ao estado psicológico e quanto à motivação para deixar o cigarro.

Atualmente, 120 pessoas são ajudadas pela ação. César Gonçalves é um deles, e já se prepara para deixar o tratamento quatro meses depois do início. Com 60 anos, ele considera ter se livrado do cigarro, vício de 45 anos.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.