itinerário original

26 linhas de ônibus voltam à Aguanambi

Nesta fase, o embarque e desembarque de todas as linhas acontecem nos abrigos de ônibus junto às calçadas

01:00 · 01.09.2018

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) anuncia para este sábado (1º) o retorno das 26 linhas que trafegam pela Avenida Aguanambi e que tiveram o itinerário original alterado por conta das obras de requalificação da via. Atendendo a mais de 100 mil passageiros por dia, cinco linhas permanecem na Avenida Visconde do Rio Branco e 26 retornam ao itinerário para a Avenida Aguanambi.

Nesta primeira fase, todas as linhas realizam o embarque e desembarque nos abrigos de ônibus junto às calçadas. Os pontos de parada foram redimensionados, obedecendo à distância permitida entre eles, que é de 500m. Com a conclusão da obra, será implantada a operação no canteiro central com nove linhas realizando embarque e desembarque em nível junto às estações; já os abrigos permanecem com 17 linhas de ônibus.

Com a possibilidade do embarque e desembarque em nível, na estação, os usuários podem ter mais agilidade, reduzindo ainda mais o tempo de viagem dos coletivos. As estações serão dotadas de sistema de automação que viabilizam as portas automáticas de maneira sincronizada com a chegada e saída dos veículos.

A nova via recebeu serviços de drenagem, alargamento e recapeamento asfáltico e em concreto, chamado de pavimento rígido e que servirá de uso na faixa exclusiva de ônibus.

O tráfego está liberado no primeiro dia útil de setembro, sem bloqueios em toda a sua extensão, desde a Avenida Domingos Olímpio até a rotatória da Avenida Aguanambi com BR 116.

A nova Avenida Aguanambi passa a contar agora com quatro faixas por sentido, sendo uma delas localizada junto ao canteiro central, destinada exclusivamente ao transporte coletivo, possibilitando a posterior implantação de parte do Corredor Expresso Messejana/Centro.

Passarela

A via ganhou ainda uma passarela com elevadores e um viaduto, localizado sobre a rotatória. O novo viaduto é dotado de quatro faixas: duas exclusivas para ônibus, em ambos os sentidos, e duas faixas veiculares, com trânsito apenas no sentido Centro/Messejana.

Após a liberação do sistema viário, as obras seguem na avenida com os serviços de urbanização das calçadas e canteiros, instalação das estações de ônibus junto ao canteiro central, ciclovias, iluminação, além da urbanização de praças, paisagismo e sistema de irrigação.

O conjunto de obras de urbanização da nova Avenida Aguanambi possui conclusão prevista para o final do mês de outubro.

Na mesma data em que o tráfego está sendo liberado, AMC fará a reinstalação de um semáforo na rotatória (aproximação sul para quem vem da Av. Borges de Melo) e de outro no cruzamento da Rua Cel. Sólon X Aguanambi.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.