Aniversário de fortaleza

136 policiais farão segurança no Aterro

Guarda Municipal terá efetivo de 203 agentes, sendo 100 nos terminais de ônibus e 103 nos locais dos eventos

O Aterro da Praia de Iracema, assim como em 2017, receberá um grande esquema de segurança durante a festa de aniversário da Capital ( Foto: Kléber A. Gonçalves )
01:00 · 12.04.2018 por Renato Bezerra - Repórter

O palco principal da programação em alusão ao aniversário de 292 anos de Fortaleza, o Aterro da Praia de Iracema, contará com 136 policiais militares na operação de segurança a partir das 17h até o término do evento, nesta sexta-feira (13). O plano operacional para a festa foi apresentado ontem pela Prefeitura.

Além disso, a Guarda Municipal atuará com um efetivo de 203 servidores, sendo 100 agentes nos terminais de integração de ônibus e 103 nos locais dos eventos, com ações que vão desde o apoio à fiscalização e com equipes de guardas-vidas na orla da cidade. Por sua vez, o Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará contará com 22 homens na prevenção e combate a incêndios e realização de atendimentos de primeiros socorros.

No que compete ao deslocamento, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) disponibilizará dez veículos extras em linhas especiais saindo de todos os terminais da cidade em direção ao Aterro da Praia de Iracema. No entorno do local, os usuários já contam com 23 linhas distribuídas em 205 veículos. Durante todo o dia 13, segundo a pasta, será cobrado a tarifa social no transporte coletivo, com o valor de R$ 2,80 a passagem inteira e R$ 1,20 a meia, seja qual for o destino.

Trânsito

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) destinará um efetivo de 30 agentes no suporte ao trânsito e na fiscalização. A operação terá início às 5h com coibição de estacionamento na Avenida Beira Mar, a partir da Rua João Cordeiro até a Rua Arariús, além da própria João Cordeiro, no trecho compreendido entre as avenidas Historiador Raimundo Girão e Beira-Mar.

A partir das 17h, o órgão fará o bloqueio de acesso à Avenida Beira Mar no trecho do Aterrinho, entre a Rua Ildefonso Albano até a Rua João Cordeiro, sendo garantido o acesso aos moradores da área. "Estaremos presentes em todos os eventos que estarão comemorando o aniversario de Fortaleza, através de viaturas e rotas, fiscalização por vídeomonitoramento, assim como o controle de semáforos", diz o chefe do núcleo de operações da AMC, Wellington Cartaxo.

Segundo esclarece, os bloqueios realizados na Avenida Beira Mar não ocasionarão grandes interferências no trânsito local uma vez que a Avenida Historiador Raimundo Girão estará livre para o tráfego. Além disso, acrescenta, a recomendação da AMC é que o público utilize o transporte coletivo para ir aos eventos. "Como no trecho não existe um amplo espaço de estacionamento, a gente recomenda o uso do transporte público e do táxi, evitando, assim, irregularidades como estacionar sobre o passeio, estacionar nas esquinas, justamente porque isso são fatores de segurança viária, principalmente para os pedestres que vão para o evento", afirma.

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) também estará presente nos três dias de programação do aniversário da Capital com 100 agentes, entre fiscais e auxiliares, atuando no controle urbano dos locais da festa. As irregularidades podem ser denunciadas pela própria população pelo telefone 3487.8532.

O Aterrinho receberá um Posto Médico Avançado (PMA), coordenado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com atendimento às urgências e emergências médicas. O atendimento contará com o apoio de uma unidades móvel de suporte básico e cobertura da Central de Regulação.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.