dvd

Waldonys no teatro

O sanfoneiro comemora aniversário e o lançamento de seu novo DVD em evento único no Cineteatro São Luiz

00:00 · 13.09.2017
Image-0-Artigo-2295667-1
Waldonys em cena: interação com o público é uma das marcas de seus shows ( Foto: HELOSA ARAUJO )

Comemorar meu aniversário na minha terra é como jogar em casa com saldo de gol", celebra Waldonys, sanfoneiro, compositor, amante do futebol e da aviação, que, além de festejar mais um ano de vida, realiza o lançamento do novo DVD "Meu Ninho". O evento acontece nesta quinta-feira (14), às 19h, no Cineteatro São Luiz, com ingressos a preço de R$ 20 reais (inteira), à venda na bilheteria do equipamento ou pelo site www.Tudus.Com.Br.

"Vai ser um show que quero aproveitar muito, vou me dar de presente de aniversário. Vai ser do jeito que gosto, com sabor especial, rodeado de amigos, convidados e com esse público maravilhoso. Uma apresentação de tudo que vi nesses 45 anos de vida", adiantou, feliz, o sanfoneiro, em entrevista por telefone.

Entre os convidados da apresentação está Genival Lacerda, referência da música nordestina, e Santanda "O Cantador", sucesso dos anos 80 - ambos já confirmados. Mas Waldonys promete um terceiro, ainda surpresa para o público que for comemorar o aniversário junto ao cantor.

A interação com a plateia, aliás, é uma das marcas registradas do sanfoneiro. Para ele, essa postura "aproxima mais o artista do seu público e o show de teatro proporciona uma melhor interação, por isso gosto tanto de cantar em teatros", confessa.

Na ocasião, Waldonys será acompanhado pelos músicos Neo dos Santos (bateria), Lu de Souza (guitarra), Edson Sancho (baixo), Gilson Monteiro (zabumba), Chico Viola (triângulo), Eduardo Holanda (violão) e Nívea e Ingrid (vocais).

O repertório inclui tanto canções inéditas do DVD, como a "Se Eu Puder Voar", quanto sucessos da carreira, a exemplo de "Sonho de Ícaro", "Minha Doce Estrela" e "Severina Xique-Xique" - essa última, em dueto com Genival. O aniversariante promete ainda uma abertura de show completamente diferente, digna de festejos natalícios.

Parceiros

O DVD "Meu Ninho" conta com participação de alguns parceiros, como Elba Ramalho, o já mencionado Genival Lacerda, Targino Gondim, Dadi Carvalho, Dorgival Dantas e Lucy Alves. Foi gravado em outubro de 2016, no Clube de Aviação Aeroesportiva de Aquiraz, Ceará - outro habitat preferido do cantor, apaixonado por aviação

"Já não sei desvincular o Waldonys sanfoneiro do Waldonys voador, consegui unir essas duas artes. As acrobacias que pratico são uma arte, envolvem sensibilidade. Quando estou voando é mais ou menos igual ao momento em que estou compondo uma música, e quando toco a sanfona estou voando, porque a música me faz flutuar", compara.

A obra reúne o que há de mais singelo no sentimento do artista: a alegria dos encontros e a vivência das amizades, assim como o apreço à vida e o zelo pela música nordestina. Esse cuidado é visto no incentivo que Waldonys oferece aos novos artistas. "O forró, o baião, as pessoas não têm acesso a esse estilo. Temos grandes acordeonista novos surgindo mas que não estão tendo espaço necessário", critica o cantor.

O novo DVD de Waldonys conta com 17 músicas e simboliza um pouco desses 30 anos de carreira como um representante da cultura popular musical do Nordeste.

"No Brasil já virou natural não dar oportunidade para se escutar de tudo. Luiz Gonzaga me dizia: 'cante, aprenda a cantar, porque senão você vai morrer de fome'. Ele já via uma problemática aí, que a musica instrumental não tem espaço suficiente no País", observa o músico.

Aniversariante

Dominguinhos e Luiz Gonzaga foram as grandes inspirações do aniversariante do dia. O primeiro lhe apresentou a Gonzagão, que logo tratou de lhe apadrinhar. O Rei do Baião, além de ver a possibilidade de perpetuar a tradição da sanfona, viu naquele menino uma pessoa feliz ao tocar, não só o instrumento, mas tocar a alma das pessoas.

Em 1986, Waldonys ganhou uma prova de confiança e carinho do pernambucano de Exu: um acordeom, instrumento que guarda até hoje e considera o mais importante troféu já recebido em sua vida. Dois anos depois, gravou a música "Fruta Madura", no LP "Aí Tem", tendo seu nome citado por Luiz.

Começou a tocar ainda criança, aos nove anos, escondido do pai, pensando que o mesmo reprovaria. Para sua grata surpresa, ele ouviu e gostou, começando a pagar aulas particulares.

Na juventude entrou para o Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, onde aprofundou seus estudos.

Em seu novo trabalho Waldonys busca uma inspiração que representa o impulso do artista de manter a cabeça nas nuvens e os pés no chão, nutrindo sua alma no amor, na adrenalina e na simplicidade.

Mais informações

Lançamento do DVD "Meu Ninho". Nesta quinta (14), às 19h, no Cineteatro São Luiz Fortaleza (R. Major Facundo, 500, Centro). Ingressos: R$ 20 (inteira), à venda na bilheteria. Contato: (85) 3231.9461

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.