VIII Ponto.CE terá 14 bandas - Caderno 3 - Diário do Nordeste

Festival

VIII Ponto.CE terá 14 bandas

Far From Alaska, Gram e Mukeka di Rato são as bandas de destaque do evento, que ainda conta com nomes locais

00:00 · 08.10.2014
Revelação nacional, os potiguares da banda Far From Alaska retornam a Fortaleza para show no Ponto.CE. ( FOTO: Jomar dantas )

Faz pouco mais 17 meses desde a última edição do festival Ponto.CE. Em um ano marcado por eventos como Copa do Mundo e eleições presidenciais, o tempo extra foi estratégico para oxigenar as ideia e preparar da melhor forma possível a nova edição. Repetindo palco frequente no passado, o Ponto.CE 2014 acontecerá na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), entre os dias 6 e 9 novembro.

As atrações, mais uma vez, não se restringem à música. A programação de dança, realizada no Sesc Iracema, acontece quinta, sexta e sábado. Já o domingo foi reservado às atividades para o público infantil. Na agenda estão previstas ainda ciclo de cursos e palestras. A área audiovisual vai trazer uma plataforma on-line, com informações sobre as edições anteriores do festival, depoimentos de quem já participou e pequenos programas.

Por enquanto, apenas os shows musicais, que acontecem na sexta e no sábado, foram definidos. Detalhes do restante da programação devem ser divulgados em breve. "No quesito formato, esta edição será muito parecida com as outras", diz Rafael Bandeira, um dos organizadores do evento. "Um dos pontos mais importante que mantemos é a gratuidade, isso é algo que sempre batemos na tecla. Será grátis, mas não aberto. Para entrar, o interessado precisará levar um quilo de alimento", ressalta.

Música

Para cada dia reservado à música, serão sete bandas. Na sexta-feira, 7, sobem ao palco Amsterdã, Cruz, Facada, Far From Alaska, Matanza, Mukeka di Rato e S.O.H.

Já no sábado participam o guitarrista Felipe Cazaux e as bandas Gram, Rocca, Síntese, Sulamericana e Supercombo.

"Essa é uma fórmula que tem dado certo particularmente aqui no Nordeste. Outros festivais semelhantes, como Abril Pro Rock (Recife), Mundo (João Pessoa) e DoSol (Rio Grande do Norte) têm feito isso e o público tem aprovado", diz Rafael.

A realização desses e de outros eventos semelhantes em períodos próximos facilita a vinda de atrações para o Ponto.CE e a montagem de um line up diversificado.

"Isso acaba reduzindo custos e facilitando a logística. Todo mundo sai ganhando", ressalta Rafael. Já passaram pelo festival cearense bandas como Cachorro Grande (RS) e Vanguart (MS).

Em 2008, o evento conseguiu trazer a banda norte-americana Bad Relligion, uma das grandes referências do punk rock mundial. "Nesse caso, o festival se moldou em torno de uma atração específica. Mudamos inclusive data e local de realização para garantir a apresentação", recorda Rafael.

Evento

Chegando à oitava edição, o Ponto.CE já recebeu, no total, 813 artistas, entre atrações nacionais e internacionais, bailarinos e expositores.

Na última edição, em 2013, houve um total de 357 artistas, que se apresentaram para um público estimado em mais de 11 mil pessoas.

Além de músicos e bandas, o evento reúne ainda diferentes atrações nas áreas da dança e audiovisual, com programação voltada a todos os públicos. Adultos e crianças têm atividades garantidas e gratuitas durante todos os dias do festival.

Sobre a diversidade de linguagens em programações paralelas, Rafael Bandeira é otimista quanto à possibilidade de diálogos entre os públicos. "O público da dança se aproxima da música e do audiovisual e vice-versa", argumenta o organizador.

Mais informações:
Festival Ponto.CE. De 6 a 9 de novembro, na Praça Verde do CDMAC (R. Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema). Ingressos: um quilo de alimento não perecível. Contato: (85) 3488.8600

Leonardo Bezerra
Repórter

Comentários


Li e aceito os termos de regulamento para moderação de comentários do site.