Cine Ceará

Últimos dias de inscrições

Em sua 28ª edição, o festival acontece entre 4 e 10 de agosto e homenageia produção do Peru

Edição de 2017 do Cine Ceará: previsão dos organizadores neste ano é bater número de inscrições
00:00 · 18.05.2018

Festival que celebra o cinema ibero-americano o Cine Ceará está próximo de encerrar inscrições para a edição deste ano, quando chega à 28ª edição, de 4 a 10 de agosto, no Cineteatro São Luiz. Desde abril elas estavam abertas a realizadores do Brasil e de outros países de língua portuguesa ou espanhola da América Ibérica, e seguem até 23 de maio. Todo o processo é gratuito e deve ser realizado pelo formulário online disponível no site cineceara.Com.

O festival aceita longas-metragens com no mínimo 60 minutos, realizados por produtores ou diretores de países da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha. O filme deve ter sido concluído após 2016.

Na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem concorrem produções brasileiras e de produtores/diretores radicados no Brasil, com curtas de no máximo 25 minutos e concluídos a partir de janeiro de 2017.

Nesta edição, na primeira semana em que foram abertas as inscrições, foram contabilizados 170 longas e 600 curtas. "Nas últimas parciais que fizemos já havíamos passado a marca de 200 longas-metragens e já nos aproximávamos de 800 curtas", esclarece Wolney Oliveira, diretor executivo do evento.

"Mas como o pessoal tem o costume de deixar para última hora e ainda temos até quarta-feira para receber os produtos, provavelmente a gente consiga bater o recorde do ano passado ou chegue muito próximo desse número, que foi mais de 1 mil produções audiovisuais", completa ele.

Curadoria

A comissão que escolherá os filmes é formada por Wolney Oliveira (diretor do festival), Margarita Hernández (coordenadora) e Rodrigo Fonseca (crítico de cinema e atual roteirista da TV Globo).

Os três se reunirão no Rio de Janeiro no final de maio para fazer a primeira avaliação. "Possivelmente, em julho já estaremos divulgando os selecionados desta categoria (longa-metragens)", afirma Wolney.

Para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, os avaliadores são dois cearenses: Mariana Medina, produtora, e Telmo Carvalho, cineasta. Produções cearenses desta categoria que não forem selecionadas ou que não estejam de acordo com o regulamento poderão ser analisadas por outra comissão, a da Mostra Olhar do Ceará.

Premiação

A mostra competitiva de longa-metragem vai premiar com o Troféu Mucuripe vencedores nas seguintes categorias: melhor longa-metragem, direção, fotografia, montagem, roteiro, som, trilha sonora original, direção de arte, ator e atriz, além do Prêmio da Crítica.

Na mostra competitiva de curtas os selecionados disputam o troféu nas categorias melhor curta-metragem, direção, roteiro, produção cearense e também prêmio da crítica.

O Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira. O festival conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, do Ministério da Cultura, e também da Prefeitura de Fortaleza, através da Secultfor. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes.

Referência

Apesar do caráter ibero-americano, criado em 2006, desde o início o Cine Ceará toma para si o objetivo de estimular a produção audiovisual do Estado e do Brasil. "O festival é exemplo de um dos eventos mais antigos da cidade, que vem acontecendo há 27 anos seguidos, sem nenhuma interrupção" ressalta Wolney.

As quase três décadas do evento concederam-lhe visibilidade nacional e internacional. Em 2017, o filme "Uma Mulher Fantástica", do diretor Sebastián Lelio abriu o festival e estreou nacionalmente no Cineteatro São Luiz. O filme foi ganhador do Oscar 2018 de Melhor Filme Estrangeiro.

A produção chilena concorria na Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem e foi escolhido por ser do País homenageado do festival, o Chile.

Neste ano, o Peru é o homenageado e o Cine Ceará fará uma retrospectiva cinematográfica peruana na Caixa Cultural entre dos dias 1º e 5 de agosto. Além das exibições, o festival também é reconhecido por promover debates na área do audiovisual.

Mais informações:

28° Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema. Inscrições abertas até 23 de maio para as mostras competitivas Ibero-americana de Longa-metragem e Brasileira de Curta-metragem. Inscrições: www.cineceara.com. Gratuito. Contato: contatos@cineceara.Com / (85) 3055.3465

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.