Teatro e solidariedade - Caderno 3 - Diário do Nordeste

MOSTRA TRANSCENDENTAL

Teatro e solidariedade

04.08.2008

Oito espetáculos estão na programação da VI Mostra de Teatro Transcendental, que acontece de 19 a 24 de agosto, no TJA

A cultura em nome da paz, do amor, da fraternidade e em nome da vida. A VI Mostra Brasileira de Teatro Transcendental leva ao palco do José de Alencar oito espetáculos que têm como fio condutor mensagens positivas de incentivo a uma postura que vai além da experiência humana. Esta edição, em cima do tema “Em favor da vida”, reúne companhias de quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Ceará. Além das apresentações no Theatro José de Alencar, serão realizadas ações paralelas, como uma mostra itinerante, com exibições especiais em 13 municípios do interior do Estado e em alguns terminais de ônibus da capital.

Um dos destaques da edição 2008 é a peça “O amor venceu”, da Companhia paulista Rama-Kriya, que fará a pré-estréia da Mostra, no dia 19 de agosto, para várias instituições beneficentes, como o Lar Torres de Melo e o Instituto dos Cegos, além de outros convidados. Outro destaque é o espetáculo mineiro “Bate, Bate Coração”, da Companhia Cangaral Produções, a mesma da peça “Um espírito baixou em mim”, um dos grandes sucessos da edição passada.

A Mostra abre ao público no dia 20 de agosto, com as sessões dos espetáculos “Os olhos de Bette Davis” (CE), às 19 horas, e “O amor venceu”, às 21 horas, sendo que esta peça também será apresentada no dia seguinte, às 19 e 21 horas. A programação continua com “Bate, bate coração” (dia 22), “Impossível morrer” (SP - dia 23), ambas com sessões às 19 e 21 horas. No último dia, a atração da Mostra é o espetáculo baiano “Os pacifistas”, em duas sessões. A criançada também tem vez no evento, podendo curtir o espetáculo “Zé Pretim Mamulengo e os oito jeitos de mudar o mundo”, no dias 23 e 24, às 16 horas.

A Mostra Itinerante, por sua vez, estende a programação para os municípios de Jaguaretama, Eusébio, Guaiúba, Pacatuba, Horizonte, Maranguape, Pacoti, Morada Nova, Redenção, Beberibe, Baturité, Guaramiranga e Maracanaú. Dentro da programação, ainda estão agendadas apresentações do teatro de boneco “Viva e deixe viver”, de 19 a 22 de junho, às 18 horas, nos terminais de ônibus do Antônio Bezerra, Parangaba, Messejana e Papicu, em Fortaleza.

A programação ainda conta com três workshops, abertos ao público, que serão realizados no Theatro José de Alencar. O TJA ainda abre espaço para a exposição “Em favor da vida” - revelando os malefícios do aborto - e para a exposição das peças concorrentes do Concurso de Cartazes, iniciativa promovida por uma parceria entre a Secretaria de Educação do Estado e a Mostra Brasileira de Teatro Transcendental. O Concurso de Cartazes tem como tema “Em favor da vida” e é aberto a estudantes de escolas públicas.

Fins solidários

A Mostra Brasileira de Teatro Transcendental já faz parte do cenário artístico e cultural do Ceará, numa promoção da ONG Estação da Luz. A Mostra, que tem fins solidários, procura despertar uma reflexão no público. Todo o resultado financeiro e tudo que for arrecadado em alimentos provindos dos espetáculos serão totalmente doados para seis instituições filantrópicas. Desde 2003, na soma de todas as edições realizadas até agora, foram doados quase 470 mil reais e 44 toneladas de alimentos, beneficiando 29 entidades sociais.

A combinação de teatro e compromisso social permitiu a construção de creches, a melhoria de atendimento hospitalar e outras benfeitorias acompanhadas pela Estação da Luz. “Temos como intuito principal estimular a espiritualidade em todos que vão aos espetáculos. Trazemos peças que tratam de temáticas de paz, amor, fé, altruísmo, fraternidade, que passam mensagens positivas e formam uma corrente de solidariedade. Vale ressaltar que não há ligação do projeto a qualquer religião”, explica Luís Eduardo Girão, fundador da Estação da Luz.

Mais informações:
VI Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, de 19 a 24 de agosto, no Theatro José de Alencar. Ingressos: R$ 15,00 (por espetáculo) ou R$ 60,00 o passaporte, que dá direito a seis peças (19h) ou cinco peças (21h). Além do ingresso, as pessoas devem levar um quilo de alimento não perecível. Informações: (85) 3260.5140 ou no site oficial do evento (www.teatrotranscendental.com).

PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA

19 de agosto (pré-estréia para convidados)

18h - ´Viva e deixe viver´ (CE), terminal Antº Bezerra
18h35 - Coral das Águas
19h - ´O amor venceu´ (SP)

20 de agosto

18h - ´Viva e deixe viver´, terminal da Parangaba
19h - ´Os olhos de Bette Davis´ (CE)
21h -21h - ´O amor venceu´

21 de agosto

18h - ´Viva e deixe viver´, terminal de Messejana
19 e 21h - ´O amor venceu´

22 de agosto

18h - ´Viva e deixe viver´, terminal Papicu
19 e 21h -´Bate, Bate Coração´ (MG)

23 de agosto

16h -´Zé Pretim Mamulengo´ (CE)
19 e 21h -´É impossível morrer´ (SP)

24 de agosto

16h -´Zé Pretim´
19 e 21h -´Os pacifistas´ (BA)


Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999