ARTES VISUAIS

Salão de Abril divulga artistas selecionados

03:22 · 17.02.2012
Tema deste ano reflete preocupação com as transformações cotidianas da cidade
Tema deste ano reflete preocupação com as transformações cotidianas da cidade ( FOTO: DIVULGAÇÃO )

Seleção do 63º Salão de Abril revela que a produção artística do País está mais variada e descentralizada

A dois meses do início, o 63º Salão de Abril já tem seus trinta trabalhos selecionados - e eles revelam algumas transformações no circuito nacional de artes. Após anos com pouca expressividade, a pintura em tela voltou a mostrar sua força. "Na tradição da arte contemporânea, ela tinha quase desaparecido", comenta Maíra Ortins, coordenadora de artes visuais da Secultfor (Secretaria de Cultura de Fortaleza) e organizadora do Salão, que acontece de 17 de abril a 30 de junho, na Galeria Antônio Bandeira/Centro de Referência do Professor. A curadoria é do fotógrafo Silas de Paula, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e os artistas visuais Marcelo Campos e Eduardo Frota.

São sete telas, no total. Ano passado, apenas uma pintura foi selecionada, após um longo período de total ausência. Quando ela aparecia, era em outros suportes. "Temos agora um boom de muitas e interessantes pinturas em tela, mas é uma pintura reinventada", diz Maíra. São trabalhos de São Paulo, em sua maioria, Rio de Janeiro e da Paraíba.

As esculturas também ganham mais espaço, com três obras, uma de São Paulo, uma de Minas Gerais e outra do Ceará. Todas fogem da imagem mais conhecida e tradicional do talhe em mármore ou madeira. A artista plástica cearense Lucíola Feijó, representante do Estado nessa categoria, por exemplo, desenvolve uma pesquisa com objetos tridimensionais em isopor e desenhos minuciosos.

Funcionando como um termômetro das artes no País, o Salão de Abril mostra também um mapa mais descentralizado da produção. Geralmente, as obras vinham de São Paulo e Rio e se juntavam aos trabalhos locais. A atual edição contempla várias regiões e traz artistas de Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba e Paraná. Pela primeira vez, o estado de Goiás estará presente, com três obras.

Do total de 510 inscrições, foram escolhidos 30 artistas. Destes, cinco são cearenses. Além de Lucíola Feijó, participam da mostra Celso Oliveira, Karol Oliveira e Júlio Lira, com trabalhos fotográficos, e Robézio Marques, do grupo Acidum, com intervenção. Cada artista selecionado receberá um prêmio no valor de R$ 2,5 mil. Além disso, serão concedidas duas bolsas para residência no valor de R$ 12 mil, cada.

Este ano o tema reflete uma das discussões mais palpitantes nos circuitos de arte: "A cidade e suas desconexões antrópicas". Ou seja, a cidade que se transforma cotidianamente diante da espacialização das necessidades e desejos humanos. A intenção é estimular o diálogo e a aproximação entre a classe artística e do poder público, no intuito de construir coletivamente políticas públicas para a cultura em Fortaleza.

Um dos diferenciais do 63° Salão de Abril é o convite a artistas ibero-americanos para exporem suas criações em Fortaleza, no Espaço Atelier Cláudia Sampaio, na Casa Alpendre e no Espaço Cultural dos Correios. Este último já está definido como local que receberá as obras da fotógrafa galega Maribel.

Em cumprimento à demanda do grupo de artistas locais de Fortaleza, o salão promove ainda o Seminário "A cidade e suas desconexões antrópicas", marcado por uma visão transversal e multidisciplinar da arte contemporânea.

A homenagem à artista plástica Heloísa Juaçaba também prevê uma exposição de suas obras na Galeria Antônio Bandeira, além de uma mostra do acervo da Pinacoteca do Município e um catálogo geral destas obras, no qual constará um capítulo todo dedicado à contribuição de Heloísa Juaçaba às artes visuais de Fortaleza.

SAIBA MAIS

Lista de selecionados no Salão de Abril 2012

Alessandra Duarte

André Hauck

Aslan Cabral

Celso de Oliveira Silva

Cyntia Werner

Daré (Gustavo Marcelo Rodrigues Daré)

Dalila Martins

Dalton Oliveira de Paula

Danielle Travassos

Diego Castro Pedroso

Felipe Bertarelli

Francisco José Franco dos Santos

Henrique de França

Ivan Grilo

Júlio César Fernandes Lira

Karol Luan Sales Oliveira

Lucas Ribeiro de Melo Costa

Lucíola Feijó Alexandre Paiva

Marcus Vinicius Pereira

Marilia Barreira Furman

Nilson Sato

Paul Cezanne Souza Cardoso de Moraes

Paulo Almeida

Raul Couto Leal

Robezio Marques

Rodrigo Sassi

Sofia Gerheim Caesar

Vanessa Gonçalves de Almeida Rosa

Yara de Pina Mendonça

Thales Leite dos Santos Pereira

Mais informações:

63º Salão de Abril. De 17 de abril a 30 de junho, na Galeria Antônio Bandeira - Centro de Referência do Professor. Informações: 3105 1358

http://www.salaodeabrilfortaleza.com.br

MÔNICA LUCAS
ESPECIAL PARA O CADERNO 3

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.