Música

Presença feminina no jazz cearense

Projeto Jazz em Cena apresenta o show "Tributo a Rosa Passos", neste sábado (7), às 19h, no CCBNB

00:00 · 07.10.2017 por Iracema Sales - Repórter
Image-0-Artigo-2306991-1
O sexteto feminino, formado exclusivamente para o show do Jazz em Cena ( Foto: FERNANDA LEAL/div. )

O espetáculo "Tributo a Rosa Passos" - que acontece neste sábado (7), às 19h, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) - inaugura a programação do mês de outubro do projeto Jazz em Cena, além de abrir a discussão em torno da presença feminina na cena jazzística cearense, sobretudo no campo da música instrumental.

Durante uma hora, o sexteto formado pelas jovens Adália Raquel (voz), Theresa Rachel (violão), Joana Lima (piano), Mirele Alencar (contrabaixo), Raquel Lopes (percussão) e Daniele de Azevedo (bateria) promete fazer um prazeroso passeio pelo repertório da cantora, compositora e violonista baiana Rosa Passos.

A direção artística do show leva assinatura do músico e professor Yago Fernando de Castro, responsável pelos arranjos de canções autorais ou compositores que ganharam a interpretação da cantora homenageada. Entre as músicas escolhidas estão "Azul e Açaí", de Djavan; "Só danço samba", de Tom Jobim", bem como criações de Rosa Passos, conforme adianta Adália Rachel, cantora do grupo, que se juntou a um mês para realizar o tributo.

"Toco desde criança. Sempre estudei teclado e piano", conta Adália, completando que foi mesmo quando entrou para o curso de música da Universidade Estadual do Ceará (UECE) que começou a se interessar pelo canto, com olhar especial para o jazz.

A ideia para a realização do show, que dialoga com a questão de gênero, nasceu na edição deste ano do Festival de Jazz & Blues em Guaramiranga, quando conheceu o idealizador e produtor do Jazz em Cena, o jornalista e crítico Dalwton Moura.

"Ele me convidou para participar de tributo a uma cantora de jazz, e me identifico mais com a Rosa Passos", justifica a musicista, exaltando a sensibilidade da artista, que investe no jazz. "Gostei muito também da proposta de um show feito por mulheres", pondera, frente à tímida presença feminina no jazz cearense.

Dalwton amplia a observação para o campo da música instrumental em geral, gênero que o "Jazz em Cena" contribui para divulgar, principalmente entre as novas gerações. "O show tem entre seus objetivos abrir o debate sobre as questões de gênero no cenário musical, combater a invisibilidade que ainda existe sobre as mulheres que se dedicam à carreira de instrumentista e incentivar mais musicistas a atuar na cena jazzística e instrumental". A sonoridade de Rosa Passos, conhecida como uma das cantoras brasileiras mais admiradas pelos músicos, será revisitada pelas jovens artistas cearenses, com direito a espaço para a improvisação e a influências do samba-jazz, importante no trabalho da cantora baiana.

Após conversar com Adália, o passo seguinte para a materialização do show era a formação do sexteto. A musicista já conhecia Mirele Alencar, que toca contrabaixo, e a pianista Joana Lima, com quem tinha dividido palco em outros projetos. A percussão ficou a cargo de Rachel Lopes, que estuda música criança, tendo acompanhado o sanfoneiro Waldonys. Adália só não conhecia a violonista Theresa Rachel, mas a dificuldade maior foi encontrar uma baterista que toque jazz, samba e bossa nova na Cidade.

A vaga foi preenchida por Daniele de Azevedo. "Não existem muitas bateristas em Fortaleza", reitera, revelando que a formação do grupo é exclusiva pra o show.

O grupo teve um mês para realizar os ensaios com músico Yago de Castro. "Rosa Passos fez vários discos homenageando compositores, mas também compõe", explica Adália, chamando atenção para as músicas "Dunas" e "Samba sem você".

A cantora considera oportuna a discussão em torno da presença feminina no cenário da música instrumental e do jazz no Ceará. Assim como o momento, lembrando da campanha Outubro Rosa, cujo objetivo é conscientizar as mulheres quanto ao câncer de mama. "Serão distribuídas 200 rosas com o público", promete.

Mais informações:

Show "Tributo a Rosa Passos", com sexteto de musicistas cearenses. Neste sábado (7), às 19h, no CCBNB (Rua Conde D'Eu, 560, Centro). Gratuito. Contato: (85) 3209.3500

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.