PALESTRA

Pé na estrada

01:27 · 22.06.2009
( )

Palestra “Expedição Gráfica” relata as experiências culturais vividas pelos artistas Isaumir Nascimento e Yili Rojas, em suas andanças pelo Nordeste


Dois viajantes caminhando, incessantemente, pelas estradas poeirentas e sinuosas do Nordeste, aventuram-se em busca de encontros artísticos com o desconhecido, ressonante em cada lugar por onde passam...

Frente a frente com a saudade e de peito aberto para a aventura, os artistas Isaumir Nascimento (São Paulo) e Yili Rojas (Colômbia) fazem de suas andanças um laboratório de produção e reflexão artística, marcado por gestos, olhares, falas, cenários, lembranças, trocas de saberes e tempo fugidio. Sobre essa experiência, eles falarão hoje, às 19h, na palestra “Expedição Gráfica”, que será realizada no auditório do Museu da Imagem e do Som do Ceará.

Os viajantes

Ao longo de quatro meses e meio de viagem, os artistas circularam por regiões como o Cariri, no sul do Ceará, Recife, João Pessoa e Campina Grande. E ainda estarão em cidades dos estados do Piauí, Maranhão e Pará.

A permanência da dupla em cada cidade foi registrada através de fotografias, desenhos, gravuras, objetos e relatos. Em suas viagens, eles realizaram também intervenções urbanas e encontros com artistas, coletivos e espaços, cujo intuito é promover a criação de uma rede de contatos que possa, futuramente, propiciar trocas, ações e encontros.

Segundo Yili Rojas, o projeto é um trabalho de criação de redes, de contaminação e compartilhamento de experiências. “Não é apenas um processo artístico. É um projeto de vida”, define a artista.

A “Expedição Gráfica” começou em Juazeiro de Norte, junto à Gráfica Lira Nordestina, em abril deste ano. E deve terminar em meados de agosto, com a volta dos artistas para São Paulo, onde iniciarão ordenamento do material da viagem numa residência artística a ser desenvolvida no Espaço Cultural Casa das Caldeiras.

Mais informações:

Palestra ´Expedição Gráfica´, com Isaumir Nascimento e Yili Rojas. Hoje às 19h, no Auditório do MIS - Av. Barão de Studart, 410 - Meireles

Contatos: (85) 3101.1201

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.