encontro

Os sonhos de Maurice

Ator do Théâtre du Soleil apresenta espetáculo no Porto Iracema ao lado da cearense Marta Aurélia

00:00 · 09.08.2018 / atualizado às 10:08 por Roberta Souza - Repórter
Image-0-Artigo-2437227-1
Ator francês Maurice Durozier
Image-1-Artigo-2437227-1
O ator francês Maurice Durozier e a atriz e cantora cearense Marta Aurélia, cujos caminhos cruzam-se desde os anos 80, no teatro e na música

Maurice Durozier aprendeu a tocar violão com os ciganos da sua cidade, no sul da França, e desde os 14 anos "la guitarra" o acompanha pela vida. A relação com o instrumento é quase tão intrínseca quanto a estabelecida com o teatro, sendo ele filho de uma família teatral itinerante. Não é surpresa, portanto, que esses dois amores se encontrem num espetáculo do ator intitulado "Sonhos". Com apresentação confirmada em Fortaleza no próximo dia 10, ele contracenará no palco do Porto Dragão com uma amiga cearense de longa data, a cantora e atriz Marta Aurélia.

"Paralelamente à minha vida como ator, sempre compus canções. Muito tempo latente, o desejo de cantar essas músicas, amadureceu. Chegou o momento de compartilhar esse sonho insatisfeito, esse sonho louco, esse sonho azul, sonho movediço, interminável", conta Maurice, que carrega no currículo a participação numa das maiores e mais aclamadas companhias teatrais do mundo, o Théâtre du Soleil.

No espetáculo, que chega a Fortaleza depois de já ter sido apresentado no Rio de Janeiro e no Crato, Maurice apresenta canções escritas durante sua carreira no grupo francês, assim como textos que falam sobre a história poética do violão. São quase todas canções de amor.

"Conto em um momento do espetáculo esse processo do nascimento de uma canção de amor. No violão, onde vai a mão, vai o coração. Uma canção vem até você sem ser convidada. É um espaço onde, graças à música, coisas íntimas se manifestam sem obstáculos. As letras libertam, a razão baixa a guarda, a melodia conduz a dança das palavras", descreve.

Reencontro

Por onde passa com esse espetáculo, Maurice convida um artista local. Aqui, a cantora Marta Aurélia, com quem já divide histórias há 30 anos, era um nome "inevitável". "A gente tem uma cumplicidade incrível. Em companhia da Marta Aurélia, a vida é só música, riso, festas e brincadeira", define o francês.

A cearense lembra com carinho cada oportunidade que teve de trocar experiências com o ator, desde os anos 80, quando ele veio a Fortaleza para ministrar oficina pela primeira vez. O Teatro São José foi o palco da formação, que durou um mês. "Foi muito intenso, fizemos um trabalho bem forte de improvisação para atores, que é a principal preparação que a companhia dele realiza mundo afora", conta Marta. Daqui, ela ainda seguiu com ele pelos meses seguintes para Crato e Salvador, com o mesmo propósito.

"O modo de trabalhar dele mexeu com minha vida, meu modo de operar. Eu estava numa crise danada na época, saí do grupo do teatro que participava, da Rádio Universitária, e criei o programa Por uma Cultura de Paz, inspirado nessa experiência. Muda mesmo a vida das pessoas, porque eles vivem aquilo, não fazem teatro, vivem teatro como vivem a vida. Pra mim ele é um mestre", declara a cearense.

Depois desse mês em 1988, os dois só se veriam novamente em 2008, quando a música já falava mais alto na carreira de Marta Aurélia. Assim, os encontros musicais que se sucederam foram mais frequentes do que os propriamente teatrais. A participação dela em "Sonhos" celebra um pouco disso.

"Escolhi um texto meu do meu novo trabalho, 'Acesa', que lanço daqui a pouco, e também vou cantar uma música dele, além de uma canção que não é de minha autoria, mas que fala sobre o sertão. Essa participação pra mim é muito inspiradora, porque comemora, celebra os 30 anos de amizade e afinidade com Maurice", finaliza.

FIQUE POR DENTRO

Vila das Artes recebe Maurice Durozier

A Escola Pública de Teatro da Vila das Artes (R. 24 de Maio, 1444, Centro), equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vai promover uma roda de conversa com o ator francês Maurice Durozier, nesta quinta-feira (9), das 14h às 17h. Na ocasião haverá exibição do filme "A Aventura do Théâtre du Soleil", dirigido por Catherine Vilpoux. Na roda, que será aberta ao público geral, os participantes poderão conhecer um pouco mais sobre a história do Théâtre du Soleil, fundado em 1964 por Ariane Mnouchkine, e sobre os processos de criação, estudo e execução da companhia de teatro francesa. "O Théâtre du Soleil é uma utopia, um sonho vivo. Podemos falar sobre a necessidade do teatro e de como fazer esse sonho algo possível", adianta Maurice Durozier.

Mais informações:

Espetáculo "Sonhos", com o ator do Théâtre du Soleil Maurice Durozier e a cantora cearense Marta Aurélia. Dia 10 de agosto, às 20h, no Porto Dragão (Rua Bóris, 90, Praia de Iracema). Gratuito e com distribuição dos ingressos a partir das 19h, na bilheteria do local.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.