Fotografia

Técnica de impressão histórica é tema de oficina

Conduzida pelo fotógrafo Yan Belém, a "Vivência de Cianotipia" tem por foco técnica de impressão criada no século XIX. Ação será realizada na Imagem Brasil Galeria

16:17 · 11.09.2018
foto
Processo de impressão criado no século XIX, a cianotipia será tema do encontro com Yan Belém. ( Foto: Divulgação )

O fotógrafo e educador Yan Belém se dedica aos estudos e experimentações com técnicas de impressão do século XIX, época em que a própria fotografia dava seus primeiros passos. Parte desse conhecimento será multiplicado na oficina "Vivência de Cianotipia", que Belém conduz no dia 15 de setembro, das 9h às 17h, na Imagem Brasil Galeria.

Em pauta estará a cianotipia, um processo de impressão criado no século XIX pelo matemático e astrônomo inglês Sir John Herschel (1792-1871). Ele criou um tipo de reprodução de imagens, caracterizadas por seus tons azulados. A técnica artesanal ainda hoje é utilizada por artistas, artesãos e fotógrafos. E é ligado à história da fotografia que Yan Belém compreende a cianotipia.

Na "Vivência", ele apresentará as soluções fotossensíveis e como gerar um negativo digital (demonstração); noções de exposição solar; e a preparação dos papéis para impressão. Os participantes vão experimentar as possibilidades de impressão com o emulsionamento e secagem dos papéis e/ou tecidos; exposição e revelação química; análise dos resultados; e os desdobramentos do processo em meio da arte contemporânea.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.