Carnaval

Nelson Mandela será homenageado por Maracatu cearense

No centenário de vida do líder sul-africano, o Nação Fortaleza compôs loa em sua homenagem

11:47 · 13.01.2018 / atualizado às 13:05 por Roberta Souza
nelson mandela
Ao eleger o tema em homenagem ao líder sul-africano Nelson Mandela, por ocasião do seu centenário de nascimento, o Maracatu Nação Fortaleza pretende oportunizar uma discussão aprofundada sobre o racismo
Falta pouco para os maracatus de Fortaleza desfilarem na Avenida Domingos Olímpio. Com temas que versam sobre religiosidade, história e cultura afro e direitos humanos, os 15 grupos da capital cearense aproximam o público geral das discussões cotidianas de quem convive com essa manifestação. Em entrevista ao Jornal Diário do Nordeste, o presidente do Nação Fortaleza, Calé Alencar, explica sobre a importância da loa para o maracatu e fala sobre a homenagem deste ano a Nelson Mandela (1918-2013).
 
> O universo sonoro do maracatu
 
 
O que representa a loa dentro do maracatu? 
Atualmente é a canção que ilustra o tema e chama os brincantes pra cantar durante o desfile. Houve um tempo em que os maracatus desfilavam sem tema definido, várias loas eram cantadas enquanto acontecia o cortejo. 
 
Como se faz a escolha do tema no maracatu Nação Fortaleza? Os brincantes opinam? Há uma reunião prévia?  
O processo se dá de várias formas. Há casos em que a loa sugere o tema e às vezes acontece o inverso, o tema é que vai definir a criação da loa. No caso específico do Maracatu Nação Fortaleza, eu crio as loas e vou desenvolvendo os temas junto com os brincantes que estão mais ligados ao processo de ação cotidiana do grupo.    
 
Como essas temáticas dialogam com a atualidade e com as questões sócio-político-culturais que vivenciamos? 
Nós pensamos que para entender o momento atual não podemos esquecer as experiências e contribuições que foram deixadas por personagens e coletivos em outras épocas, por isso escolhemos sempre um fato histórico ou uma personalidade de ação impactante para desenvolver a temática do desfile. 
 
E quanto ao batuque, há algo que orienta a combinação de letra e toque? 
Nosso batuque tem toques variados para cada instrumento que o compõe. Nós usamos chocalho, ferro, caixa e a marcação feita com alfaias, bumbos, surdos e zabumbas. De acordo com a loa nós temos um arranjo diferente, com um desenho definindo o que cada instrumento vai tocar.
 
Qual a intenção do maracatu Nação Fortaleza ao homenagear Nelson Mandela este ano? 
Em primeiro lugar, o centenário de nascimento deste importante exemplo de ser humano. Além de sua biografia irretocável e o que pode servir de exemplo atualmente para pensarmos a questão do racismo, da tolerância e a resistência contra qualquer tipo de opressão.
 
Que outros temas vocês já trabalharam nas loas em anos anteriores?
Nós estaremos realizando em 2018 o décimo quarto desfile, começamos com a rainha N'Ginga M'bandi, para lembrar que o maracatu é um cortejo que reverencia uma rainha negra. Depois vieram temas dedicados ao Romance do Pavão Misterioso, Afoxé Filhos de Gandhy, Bárbara de Alencar, Mestre Zé Pio, Mestre Chico Batista e a Cacique Pequena, do povo Jenipapo-Kanindé, para citar alguns. 
 
Você acredita que essa "renovação temática" trazida pelas loas todos os anos também ajuda a difundir mais o maracatu pela cidade?
 
A loa é uma parte do corpo maracatu. Nós precisamos do corpo inteiro funcionando bem, esbanjando saúde para conquistar este objetivo. Fortaleza tem um carinho imenso pelo maracatu, não é à toa que esse brinquedo desfila por nossas ruas há uns 150 anos e no carnaval, como bloco organizado participando do corso, há exatos 81 anos. Hoje existem 14, 15 grupos em Fortaleza, houve época em que brincavam 4, 5 no máximo. No quesito evolução estamos bem. Restam outros quesitos que ajudariam sobremaneira na difusão do maracatu, algumas coisas acontecem mas creio que ainda seja pontual. Precisamos saber quais as políticas públicas que serão efetivadas após uma manifestação cultural como o maracatu ser registrada como patrimônio imaterial da cidade.
 
***A loa do Maracatu Nação Fortaleza em 2018 e os horários de ensaios podem ser encontrados no site da organização.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.