Morre fundador da Jazz Sinfônica de SP

10:36 · 06.08.2007 por Agência Estado

O músico Zygmunt Kubala, fundador da Jazz Sinfônica de São Paulo e um dos principais violoncelistas do País, morreu no sábado, durante concerto numa fazenda em Ouro Branco, Minas Gerais. Ele teve aneurisma da aorta. Chegou a ser socorrido e levado ao hospital Policlínicas, mas não resistiu e acabou falecendo.

Violoncelista polonês, o músico estudou na Academia de Música Frédéric Chopin, em Varsóvia, e na Escola Superior de Música de Colônia, Alemanha. Radicou-se no Brasil em 1967. Foi integrante e solista da Orquestra Sinfônica Brasileira, da Orquestra de Câmara do Brasil e do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo. Na Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo, além de fundador, atuou como solista e "spalla".

Foi professor no Departamento de Música da Universidade de São Paulo (USP) e lecionava no Instituto de Artes da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp). Atuou como solista e camerista no Brasil, Estados Unidos, Europa e América Latina.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.