Morre artista plástica Nice Firmeza, aos 91 anos - Caderno 3 - Diario do Nordeste

Morre artista plástica Nice Firmeza, aos 91 anos

Redação Web | 19h46 | 13.04.2013

Morreu na tarde deste sábado (13), no Hospital de Messejana, em Fortaleza, a artista plástica Nice Firmeza. Ícone na história da arte cearense, Maria de Castro Firmeza era casada com o também artista plástico Estrigas (Nilo Firmeza).

Natural de Aracati, artista cearense era casada com o também artista plástico Estrigas Foto: Lucas de Menezes

A artista cearense, de 91 anos, deu entrada no hospital há uma semana, com pneumonia, e morreu de falência múltipla dos orgãos.

Segundo informações de familiares, o velório acontece nesta noite na funerária Alvorada, no bairro Parangaba. O sepultamento será na manhã do domingo (14), no cemitério São João Batista.

Trajetória

Nice Firmeza nasceu em 1921, em Aracati. O padre a batizou apenas com o nome de Maria (só aceitava nomes de santos), mas o Nice que a mãe tanto queria imperou em casa. Mudou-se ainda jovem para Fortaleza, onde se interessou pela arte.

Em 1950, iniciou seus estudos no curso livre de desenho e pintura da Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), quando conheceu seu companheiro de longa data, o então odontólogo Estrigas.

Delicada e inquieta, Nice não se contentou com os gêneros das artes plásticas. Se fez artista, também, a partir dos saberes da tradição popular. Doceira e bordadeira (faz pinturas com formas e cores ricas de suas linhas), foi nomeada Tesouro Vivo/Mestre da Cultura, pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult).

 

Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999