Inclusão

Exposição traz pinturas de jovens do centro socioeducativo de Juazeiro do Norte

O Centro Dragão do Mar recebe a mostra "Exposição Vivências e Artes Visuais" até o dia 15 de abril que faz parte da programação do I Festival de Arte e Cultura do Sistema Socioeducativo

09:59 · 20.03.2018
exposição jovens do centro socioeducativo
"Exposição de Vivências e Artes Visuais" em cartaz no Centro Cultural Dragão do Mar ( Foto: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do Ceará )

Desde o dia 10 de março acontece em vários pontos da cidade o "I Festival de Arte e Cultura do Sistema Socioeducativo". Passeando entre várias artes como o cinema, a fotografia e pinturas o evento vem para ensinar os jovens a canalizar seus sentimentos através de pesquisa, vivência e ressignificação de valores.

No dia 13 de março foi inaugurada uma exposição de quadros pintados por jovens de Juazeiro do Norte e que estão expostas no Centro Cultural Dragão do Mar, das 9h às 19h. Com curadoria do artista cratense Wanderson Petrova, responsável também pelas oficinas realizadas no centro na cidade do Cariri.

A "Exposição de Vivências e Artes Visuais" fica à mostra no equipamento cultural até o dia 15 de abril, com entrada gratuita. 

Vivências

Cerca de 50 jovens participaram das oficinas que ocorreram no ano de 2017 até o início desse ano. Nas pinturas, os adolescentes transimitem para a tela os seus sentimentos mais profundos, sonhos e expectativas para o futuro. 

Flores, religiosidade, morte e ressurreição e figuras do imaginário infantil são temas recorrentes na mostra. As mães são as grandes homenageadas nas telas, já que na maioria dos quadros vem acompanhado com um relato dos jovens. 

Além das mães, há homenagens a amigos e ídolos e promessas de seguir com uma vida melhor após a saída do centro.

Programação

Além da exposição de arte, o "I Festival de Arte e Cultura do Sistema Socioeducativo" é um projeto piloto da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), que já chega nos centros de Sobral e Fortaleza.

A mostra de cinema, "Cine Liberdade", exibirá curtas metragens para os jovens socioeducandos e seus familiares. Os Centros Socioeducativos que receberão os curtas são os centros: Dom Bosco, Canidezinho, Cardeal Aloísio Lorscheider, Patativa do Assaré, São Miguel e Aldaci Barbosam, entre os dias 13 de março a 15 de abril, às 9h.

Nos dias 14 de março a 05 de abril acontece a exposição de fotografias, no Centro Cultural Belchior (auditório), às 17h. O Centro Educativo Patativa do Assaré recebe atividades da capoeira, culminando no Festival de Capoeira, no dia 22, às 9h.

No dia seguinte, 23, também no Centro Cultural Dragão do Mar, acontece um seminário com relatos de experiência do projeto Cinema no Interior, do coletivo Bota a Mente Para Pensar" (hip-hop), falas de Wanderson Petrova e um sarau.

O festival encerra no dia 11 de abril, às 9h, no Palácio da Abolição, com premiação dos filmes, as exposições dos adolescentes, apresentações de hip-hop, capoeria e o lançamento do livro Cine Liberdade.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.