justiça

Corpo do pintor Salvador Dalí será exumado

Ação acontece na quinta-feira (20) e deve-se a um processo de paternidade movido por Pilar Abel Martinez que alega ser filha do pintor

17:26 · 17.07.2017
salvador dali
Corpo do surrealista encontra-se sepultado no Teatro-Museu Dalí em Figueres

A justiça espanhola marca para quinta-feira (20) a exumação do corpo do pintor catalão Salvador Dali (1904-1989). A determinação atende a pedido de uma juíza de Madri, enviado à corte da Espanha, em 26 de junho passado. O objetivo da exumação é provar se um dos maiores representantes do surrealismo teve uma filha secreta, nos anos 1950. A reivindicação da paternidade é feita por Pilar Abel, 61 anos, nascida em uma clínica de Figueras, município da província de Girona, Catalunha.

Prestes a completar 30 anos de sua morte, o corpo do pintor passará por exumação a fim de recolher material para a realização de teste de DNA. Será um trabalho insólito, porém, necessário.

No último dia 11, a justiça realizou a extração de saliva de Pilar Abel, que reivindica a paternidade de Dali. Até então, havia o mito de que a única mulher com quem o excêntrico artista havia dividido a vida teria sido Gala Eduard Dali, sua musa. 

Caso

Nascida em 1956 em Figueras, Pilar Abel Martínez assegura ser a única filha do pintor surrealista. Em uma entrevista dada em março de 2015 à televisão catalã TV3, ela explicou que sua mãe e Dalí mantiveram uma relação clandestina quando ela trabalhava no pequeno enclave costeiro de Port-Lligat (Cadaqués), onde o artista passava longas temporadas.
 
Ela ainda contou que, após ficar grávida, sua mãe se casou com outro homem, e meses depois ela nasceu. Quando tinha 8 anos, sua avó paterna lhe disse: "Sei que você não é filha do meu filho, sei que o seu pai é um grande pintor". "E me disse o nome, Dalí", completou. Segundo Pilar, sua mãe lhe confirmou essa versão, antes de sofrer de demência senil.

 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.