Instrumental

O som das orquestras ecoa ao ar livre

Integrantes da Orquestra Bachiana Jovem Tapera das Artes (Aquiraz), que abre a programação do projeto "Orquestras no Parque". Iniciativa segue aos domingos até o mês de junho
00:00 · 14.04.2018

No Ceará, há 16 orquestras de música instrumentais registradas pelo Sistema Estadual de Bandas de Música do Ceará (Sebam). Dessas, cinco irão compor a programação do novo projeto da Secretaria da Cultura do Estado (Secult) em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o "Orquestras no Parque".

O espaço escolhido foi o anfiteatro do Parque do Cocó, que passa a receber os grupos todo domingo, até 10 de junho, das 16h30 às 18h. A primeira edição acontece amanhã (15), com a Orquestra Bachiana Jovem Tapera das Artes, de Aquiraz. O projeto, hoje com 500 alunos, é um programa que oferece formações em canto, coral, violino, viola, sopro e acordeon, entre outros instrumentos.

"Estamos muito felizes de fazer a abertura do projeto", celebra Magno Miranda, presidente do Tapera das Artes. "O Parque do Cocó é um espaço de interesse do Estado enquanto equipamento e também de visibilidade para a orquestra. Existe um fluxo de público no local e essa abertura chama atenção, atrai, aproxima o público e faz com que ele vá conhecer depois outros equipamentos culturais", explica a coordenadora de Artes e Diversidade Cultural da Secult, Valéria Cordeiro.

"O Orquestras no Parque é uma experiência riquíssima, porque geralmente as orquestras são apresentadas em locais fechados. Poder disseminar a cultura, levar a música erudita para quem não tem o hábito de ouvi-la é muito importante", conclui Miranda.

Programação

Outra formação a se apresentar em abril é a Orquestra de Sopros de Pindoretama (dia 29), que desde 1999 atua na formação musical de alunos de escolas públicas do município. Atualmente a Orquestra reúne 70 integrantes, além de 150 crianças atendidas em cursos de iniciação musical.

Já no mês de maio, no dia 13, quem sobe ao palco é a Orquestra Infantil e Juvenil (Orós). Na sequência, o programa recebe a Orquestra de Sopros do Piamarta (27). A Orquestra Jacques Klein, fundada em 2013 como uma homenagem ao pianista Jacques Klein, natural da cidade de Aracati, encerra a programação no dia 10 de junho.

"O hábito das pessoas ouvirem música clássica não faz parte da nossa realidade", aponta Miranda. Ele ressalta um projeto parecido em Aquiraz, o Encontro Mestre Aprendiz, que proporciona formação e aperfeiçoamento musical através de intercâmbios com profissionais de outros países e instituições.

Mais informações:

Lançamento do "Orquestras no Parque, com Orquestra Bachiana Jovem Tapera das Artes. Neste domingo (15), às 16h30, no anfiteatro do Parque do Cocó (Av. Padre Antônio Tomás, Cocó). Gratuito. Contato: (85) 3101.6767

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.