Romance

O inferno da imortalidade e sucessivas perdas

00:23 · 17.08.2013
Rompem-se, nesta trama, as barreiras objetivas da realidade, numa atmosfera de magia e de enigmas

O gênero fantáticofaz com que o sobrenatural invada o espaço pertencente ao natural, desestruturando-o, através de temas como: o duplo, a ressurreição, a possessão, o retorno ao passado, a metamorfose, a imortalidade. Tendo como motivo o sobrenatural, centra-se num fenômeno não explicável pela razão: não há sinais ou dados que possam intuir a compreensão racional dos fatos extraordinários; Para Todorov: "os acontecimentos podem ser explicados de duas maneiras: por tipos de causas naturais e sobrenaturais, - a hesitação entre as duas causas cria o efeito fantástico;

Detalhe da capa do romance "Refém da Obsessão", de Alma Katsu. Trata-se do segundo livro da série "Ladrão de Almas", cuja atmosfera envolve a presença de temas ligados tanto ao fantástico quanto ao maravilhoso

Importa que o texto obrigue o leitor a considerar o mundo das personagens como o de pessoas vivas e a hesitar entre uma explicação natural e outra sobrenatural para os fenômenos aludidos; em seguida, o leitor tem que recusar as interpretações alegóricas e não julgar-se diante de um texto poético.

Finalmente, a hesitação entre as duas perspectivas de abordar os fatos deve ser sentida igualmente pelas personagens: se o leitor interpretar que as leis da realidade continuam intactas e podem perfeitamente explicar os acontecimentos narrador, a obra passa a situar-se na zona do estranho; por outro lado, que tudo pode ser compreendido por novas leis da natureza, desconhecidas até então, a narrativa faz parte do domínio do maravilhoso.

O enredo

Ao longo da trama, duas forças se digladiam: Adair e Lanny; esta, num momento de apreensão e abandono, recebeu ajuda daquele, uma vez foi por ele acolhida. No entanto, mais do que um abrigo, ele, em verdade, roubou-lhe a alma; como consequência, ela passou a viver o inferno da imortalidade. Por exemplo, com Luck, ela e ele até que formariam um belo casal, caso não fosse a considerável diferença de idade. Quem os via, identificavam nela a figura paterna; e nela, uma garotinha apaixonada. Mas, a rigor, ocorria exatamente o contrário: ela era inacreditavelmente mais velha. Mas, depois de muito sofrimento, de vexames muito, ela consegue reverter a situação, mantendo, assim, absoluto controle sobre o até então seu algoz, uma vez que o faz prisioneiro dela; ele, por sua vez, faz de tudo para conseguir derrubar o grosso muro atrás do qual ele fora por ela emparedado.

Recursos expressivos

Na construção do enredo, a autora explora inúmeras possibilidades no que diz respeito aos elementos da narrativa. Em primeiro lugar, ganha relevo a diversidade de espaços, pois, os acontecimentos se passam, concomitantemente ou não, em variadas cidades, estados e países. Assim, aos inúmeros espaços atrela-se a polifonia, isto é, muitas são as vozes condutoras dos conflitos. Ressalte-se, também, a força da descrição como elemento auxiliar da trama: "Primeiro veio o barulho do lado de fora da cela de pedra, mais alto do que Adair ouvia há muito tempo. Quando o ruído chegou mais perto, começou ao tremor; o chão reverberava sob os pés como se alguém estivesse batendo sobre a superfície da Terra com um grande bastão". Há sugestões de avalanches e tempestades, de vulcões que expelem os fogos do inferno e queimam vilas como se fossem feitas de papel, e o chão é rachado ao meio por terremotos, formando fendas enormes que engoliam casas em gargantas gigantescas.

Considerações finais

O interesse geral da trama gira em torno dos motivos internos que impelem os gestos humanos, bem como os mistérios que envolvem a trajetória do ser no cotidiano. A protagonista Lanny traz, dentro de si, um grande desejo de punição. A rigor, a imortalidade resultou da quase incontrolável força que a lançava em direção às experiências do mal. Quando ela encontra o verdadeiro amor, depara a inexorável constatação de que somente a morte do amado poderá conduzi-lo ao esquecimento absoluto. Por fim, Adair, que incorpora as forças malévolas, (ela o sente) se põe à espreita não apenas dela, mas de todos os que a cercam e a ela são caros. Dessma maneira, inscrevem-se as forças em contraste.

LIVRO

Refém da Obsessão
Alma Katsu
NOVO CONCEITO
2013, 352 Páginas
R$ 29,90

CARLOS AUGUSTO VIANA
EDITOR

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.