"Escravidão e liberdade"

Lilia Moritz Schwarcz faz palestra na Unifor

00:00 · 11.09.2018

Pensar criticamente a escravidão no Brasil e sua abolição, há 130 anos. Esse é o mote da palestra que a historiadora e antropóloga Lilia Moritz Schwarcz realiza, nesta quarta-feira, às 9h30, na Universidade de Fortaleza (Unifor). Promovido pela Vice-Reitoria de Extensão, o evento acontece no auditório da Biblioteca da universidade.

Professora titular no Departamento de Antropologia da USP e Global Scholar na Universidade de Princeton, ela é autora de livros como "O espetáculo das raças" (1993) e "Brasil: Uma biografia" (2015, com Heloisa Murgel Starling). Em Fortaleza, Lilia Moritz Schwarcz lança seu livro mais recente, "Dicionário da escravidão e liberdade" (2018), organizado por ela em parceria com o historiador Flávio dos Santos Gomes, professor de programas de pós-graduação em história comparada (UFRJ) e história (UFBa).

A fala de Lilia Moritz Schwarcz traduz a riqueza da obra, que lança um olhar em torno da escravidão e da emancipação, a partir do que pesquisadores publicaram nas últimas três décadas. "As pesquisas têm revolucionado o campo. Chamado atenção para questões de gênero, de região, de gerações. Ou seja, cada vez mais falamos de 'escravidões'. Também vêm mostrando como existiram muitas escravidões diferentes já que o sistema se espalhou pelo país e cidades e no campo", explica a historiadora, em texto divulgado pela Unifor.

Numa linguagem que pretende ser acessível não apenas aos especialistas, o "Dicionário" trata de temas como família, história da saúde e da doença, questões de gênero e corporeidade, ritos fúnebres, legislações escravista e abolicionista. Percorrendo estes tópicos, o leitor é apresentado a uma interpretação que refuta a concepção de o regime escravocrata brasileiro foi "suave" se comparado ao vivenciado em outras colônias americanas, como o Haiti.

Feira

Na manhã de quarta-feira, também começa a Feira de Livros no Centro de Convivência da Unifor, em parceria com a Fortlivros e a Companhia das Letras. O evento, que acontece de 10 a 20 de setembro, é voltado para a comunidade da Unifor e o público geral. Todos terão desconto único de 20% na compra de livros, incluindo o livro de Lilia Schwarcz, além de parcelamento do valor no cartão de crédito em até 6 vezes sem juros (valor mínimo da parcela de R$ 50).

Mais informações:

Palestra com Lilia Moritz Schwarcz. Quarta-feira, 12, às 9h30, no Auditório da Biblioteca Unifor
(Av. Washington Soares, 1321)

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.