LITERATURA

Jeff Peixoto no Letras de Bar

01:19 · 23.04.2009
( )
O projeto Letras de Bar, do Bar do Papai, recebe hoje bate-papo com o escritor Jeff Peixoto

Unir a boa música e a literatura promovida no Estado é a proposta do projeto Letras de Bar, lançado há algumas semanas pelo Bar do Papai. Depois de receber os escritores Jorge Piero e Nilto Maciel, a programação tem continuidade hoje com o escritor, professor e publicitário Jeff Peixoto. Um dos últimos redutos da tradicional boemia da cidade, o Bar do Papai contempla, com este projeto, uma lacuna no universo cultural da cidade, promovendo ainda sua habitual freqüência musical.

Com produção de Ricardo Kelmer, Cristina Cabral e Ricardo Black e apoio cultural da Expressão Gráfica e da Garin Cópias, o Letras de Bar terá hoje a participação de Jeff Peixoto, fortalezense de 30 anos, laureado em 2001 com o III Prêmio Alceu Amoroso Lima, da Academia Brasileira de Letras, pelo livro “Tão Universal Quanto Açúcar”.

Graduado em Letras e ganhador de outros prêmios literários, o publicitário, artista plástico e professor de Português publicou crônicas no Diário do Nordeste e no site Cronicidade, além dos livros “95002549944” (2002), “Um Tal de Blog - Um tal de Cronicidade” (2005) e “O Melhor Livro do Ano” (2008). Segundo o material de divulgação do projeto, neste livro, que dará o mote para a conversa de hoje, “um homem abalado por fobias, traumas e percepções distorcidas do mundo em que vive, resolve, após conseguir pintar seu primeiro quadro, pegar um ônibus e se direcionar ao Centro da cidade. Um percurso comum para pessoas comuns, mas para ele significava uma jornada por uma cidade conhecida apenas por molduras particulares.

Mais que uma viagem pela cidade, mais que um passeio pelo Centro desta grande metrópole, um passeio pelo coração de um homem comum, um passeio pela mente de um homem comum, talvez nada tão comum assim”.

Segundo o autor, trata-se de “uma grande novela, uma crônica, mas virou um romance que eu não posso chamar também assim. Então, baseado nas características do ensaio, ele se tornou um ensaio literário”. Jeff considera que além do passeio pelo Centro, o evento sugere uma viagem psicológica em torno de seu personagem, claustrofóbico, fumante inveterado e marcado por visões críticas da realidade ao seu redor. Dos buracos aos hippies de Fortaleza. “Acaba também sendo uma crônica da cidade de Fortaleza, é bem bacana”.

ENSAIO LITERÁRIO

O melhor livro do ano

 
R$ 19,90
150 PÁGINAS
2008
FELINO EDITORA

Jeff Peixoto

Jeff Peixoto é a atração do projeto Letras de Bar, hoje, às 20h, no Bar do Papai (Rua Torres Câmara, esquina com Monsenhor Bruno). Na sequência, música ao vivo com Ciribah Soares (voz/violão), Mimi Rocha (guitarra) e Denilson Lopes (bateria). Contato: 3264.3495.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.