Secult

I Encontro do Sistema Estadual de Cultura 2017

00:00 · 21.03.2017

O Plano Estadual de Cultura, aprovado em 2016 pela Assembleia Legislativa do Ceará e sancionado pelo governador Camilo Santana, tinha como uma de suas prioridades o fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura, com a estruturação das esferas municipais.

Assim, surgiu o I Encontro do Sistema Estadual de Cultura 2017, que acontecerá nos dias 21 e 22 deste mês, com o objetivo de ampliar o diálogo entre a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) e os novos gestores municipais, que tomaram posse em janeiro deste ano.

"Uma de nossas metas é a implementação, até 2018, das políticas culturais em no mínimo 80% dos municípios cearenses, de forma que eles possam integrar nosso sistema", ressalta o secretário de cultura do Estado, Fabiano Piúba.

A abertura do Encontro acontecerá às 9h desta terça (21), no Teatro Carlos Câmara, com uma mesa sobre a construção do Sistema Estadual e dos Sistemas Municipais de Cultura.

Também neste primeiro momento, Fabiano apresentará aos gestores municipais os principais programas e ações da Secult, como os editas e os equipamentos culturais do Ceará.

"O primeiro resultado que buscamos é um muito prático: é estabelecer essa articulação institucional com a Secretaria de Cultura. Queremos saber quem são esses gestores e queremos que eles saibam quem somos nós", explica o secretário.

Fabiano destaca ainda a importância das políticas de patrimônio cultural e a regulamentação das leis a respeito da criação desses patrimônios em diversos municípios. "Queremos saber se o município possui uma lei de tombamento, de registro, desses bens culturais".

À tarde, serão debatidos os desafios e as perspectivas da agenda de implantação e fortalecimento dos Sistemas Municipais de Cultura, assim como dos sistemas setoriais (arquivos, bibliotecas, museus, teatros e bandas de música). Já nesta quarta-feira (22), pela manhã, acontecerá no Theatro José de Alencar o Encontro do Sistema Estadual de Teatros (SET), coordenado pela diretora do TJA, Selma Santiago. A partir das 14h, na Sede da Secult, acontecerá uma sessão de atendimento aos gestores municipais, onde será possível tirar dúvidas com diversas coordenadorias da Secretaria.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.