Artes visuais

Fortaleza recebe terceira edição do Behance Portfolio Reviews

00:53 · 17.05.2013
Encontro reúne profissionais de criação e oferece palestras e apresentações de portfólio

Em 2006, um grupo de profissionais norte-americanos decidiu lançar uma plataforma online que facilitasse a exposição, a divulgação e o networking entre ilustradores, designers e outros profissionais das artes visuais ao redor do mundo. Assim nasceu o Behance (behance.net), que promove o contato e a troca de experiências entre criadores de diferente lugares, a partir da concentração de seus trabalhos em um único espaço virtual.

Acima, à esquerda, trabalhos de Diego Akel; à direita, de cima para baixo, trabalhos do escritório ShotUp e do coletivo artístico Acidum

Seis anos depois, o projeto ultrapassou os limites da internet e se desenhou no mundo físico, por meio de encontros chamados Behance Portfolio Reviews - segundo o site, organizados "por membros e para membros da comunidade" - organizados em diferentes cidades do mundo.

Neles, participantes têm a chance de apresentar seus portfólios e obter feedback, além de socializar com colegas e conhecer o trabalho de profissionais experientes convidados para o evento.

Origem

Em Fortaleza, a terceira edição do Behance Portfolio Reviews acontece hoje e sábado (18), no restaurante e espaço cultural Mambembe - comida e outras artes (as duas primeiras ocorreram e maio e novembro do ano passado).

Segundo Marcelo Müz, produtor local do projeto, o Behance Portfolio Review surgiu a partir da própria demanda de usuários da rede, em fóruns de discussões.

"Esses fóruns não funcionavam dentro site da Behance. Quando a equipe da empresa descobriu a existência deles, em 2012, percebeu uma necessidade do seu público e decidiu colaborar com a viabilização desses encontros", explica. O formato dos Portfolio Reviews é como se fosse de uma franquia - ou seja, segue um modelo estabelecido pela Behance. "Mas os encontros são realizados de maneira independente, a empresa disponibiliza apenas uma logística de marketing e divulgação", esclarece Müz, que decidiu se envolver para trazer o evento a Fortaleza.

"No fim, tudo acontece de maneira bem fluida. A Behance ajuda a colocar em contato os produtores locais de cidades do Brasil e de outros países. De resto, é um esquema ´faça você mesmo´".

Oportunidade

Em Fortaleza, a programação do terceiro Behance Portfolio Reviews inclui apresentações dos artistas visuais Diego Akel e Dimitri Bastos, do designer Felipe Goes, do ilustrador e quadrinista João Bosco, dos escritórios Abacadabra Design e Shot Up e do coletivo Acidum.

Segundo o site do evento (sympla.com.br/behance-portfolio-review__12577.html), trata-se de uma "forma de conectar profissionais criativos e pessoas interessadas em compartilhar opiniões e conhecimento, e assim evoluir ajudando todos em um processo colaborativo". Após as palestras haverá momento para debate com o público. Depois, a aposta é no happy hour).

A participação é aberta a qualquer interessado em arte, design e empreendedorismo, mediante apenas cadastro no site do evento ou inscrição no próprio Mambembe.

As vagas, porém, são limitadas de acordo com a capacidade do espaço. Nos dois dias do evento, haverá um momento inicial para check in dos participantes.

Programação

Hoje

18h
Palestra com Diego Akel, Dimitri Bastos e Abracadabra Design

Amanhã (18)

18h
Apresentação de portfólios do coletivo Acidum, do escritório ShotUp, do designer Felipe Goes e do ilustrador e quadrinista João Bosco

Mais informações

Behance Portfolio Review
Hoje e amanhã, no Mambembe (R. dos Tabajaras, 368, Praia de Iracema). Gratuito mediante cadastro no site do evento ou inscrição no local (vagas sujeitas à capacidade do espaço). Contato: (85) 3048.6060

ADRIANA MARTINS
REPÓRTER

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.