DEBATE

Embate com a arte visual

00:46 · 17.02.2009
As exposições “+Um Dia” e “Desenhos e Outras Situações de Risco” serão debatidas hoje, no Centro Cultural Banco do Nordeste

Projeto Mutilação: Obra de Járed Domício, que faz parte de sua pesquisa sobre as desconstruções e os desequilíbrios do espaço,oscilando entre a ilusão e o real FOTOS: SILVANA TARELHO

A vida: Em suas mais diversas nuanças, sem filtragens. Sentimento puro permeia a obra de Cláudia Sampaio

Com mediação da jornalista Ana Cecília Soares e do artista visual Júnior Pimenta, os artistas plásticos Járed Domício e Cláudia Sampaio têm a companhia de seus curadores, Bitu Cassundé e Adriana Botelho, na abertura do projeto Embate, em que o Centro Cultural Banco do Nordeste pretende estabelecer um estimulante diálogo sobre a produção de artes visuais que passam por seu espaço expositivo.

Járed e Cláudia apresentam, desde 3 de fevereiro, as exposições “Desenhos e Outras Situações de Risco” e “+ Um dia”, compostas, respectivamente, por desenhos em grafite e fotografias e por montagens de objetos pessoais que configuram o universo mais subjetivo e domiciliar da artista. As exposições permanecem em cartaz até 21 de março. A construção de seus processos de criação será um dos principais enfoques do Embate.

O projeto também se propõe a ser um espaço para o exercício de uma crítica reflexiva, aberta ao experimentalismo e a interação entre críticos,curadores, artistas e o público presente.

Outros objetivos estabelecidos são estimular o diálogo sobre arte, a troca de opiniões e experiências entre todos os participantes. Abrindo-se ao inusitado e as subjetividades das obras.

Embate funcionará como uma espécie de crítica ao vivo, acontecendo ora como análise, ora como entrevista ou, ainda, como depoimento. Incitando a reflexão crítica de um público abrangente: leigos ou não.

O projeto pretende desmitificar a idéia de que a crítica de arte se basea em puro julgamento. Mas, mostrar que a crítica contemporânea vai além disso, buscando, sobretudo, a reflexão.

Mais informações:

Projeto Embate - Hoje, 18h30, no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro). Contato: (85) 3464.3108).

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.