ROMANCE

Conflitos éticos e morais num jogo de interesses

00:15 · 13.07.2013
Os recém-nascidos que são, deliberadamente, abandonados pelos pais são os protagonistas deste drama

O tempo em que se inicia a narrativa gravita em torno das primeiras décadas do século XX, sendo o espaço concentrado, em primeiro plano, num pequeno orfanato, fincado na cidade norte-americana de Sr. Cloud´s, no Estado de Maine; é, pois, aquele orfanato, por muito tempo, o lar de crianças que, por motivos os mais diversos, são ali abandonados pelos pais visando a uma futura adoção: "St. Cloud´s, Maine - a cidade -, fora um acampamento madeireiro durante a maior parte do século XIX. O acampamento e - pouco a pouco - a cidade instalaram-se no vale do rio, onde a terra era plana, tornando mais fácil abrir as primeiras estradas e transportar o equipamento pesado. O primeiro prédio fora uma serraria. Os primeiros colonos foram franco-canadenses - mateiros, lenhadores, serradores; depois vieram os carroceiros e os barqueiros do rio, as prostitutas, os vagabundos e bandidos, até que (por fim) surgiu uma igreja. O primeiro acampamento recebera simplesmente o nome de Clouds - porque o vale era baixo e as nuvens só se dissipavam com alguma relutância". Com isso, o autor delineia a atmosfera geral que irá dissipar-se por todo o romance.

Detalhe da capa do romance "As regras da casa de sidra", de john Irving, cuja trama tem início nas duas primeiras décadas do século XX, numa pequena cidade do interior. A atmosfera geral envolve questões éticas e morais

O foco

A narrativa é conduzida por um ponto de vista externo, isto é, em terceira pessoa, implicando a presença de um narrador onisciente e onipresente. Desse modo, afastando-se do contato físico com as personagens, pode, de modo mais preciso, por meio do emprego do discurso indireto livre, invadir-lhes os pensamentos para, assim, melhor desvendar-lhes os motivos internos por que se guiam seus gestos ou atitudes: "Vai haver problemas, como se precisássemos de algum, pensou a enfermeira Angela. Não havia mal algum em ter ali um jovem interno ou mesmo um assistente administrativo, mas ela sabia que Wilbur estava protegendo sua capacidade de realizar abortos. Como ele poderia aceitar novos funcionários sem conhecer as convicções da pessoa?". Como se percebe, a voz do narrador, ao misturar-se com os pensamentos da personagem, consegue palmilhar os obscuros caminhos da subjetividade dela. Há, por conta disso, momentos de introspecção nos quais as personagens nos revelam a sua outra face.

A trama

Um dos protagonistas - Homer Wells - é uma das crianças mais velhas dentre as que vivem no orfanato de St. Cloud. Como aliás já se constitui um lugar-comum, depois de sucessivas tentativas de adoção, ele, sob a égide do conformismo, aceita o orfanato como o seu definitivo lar; com o tempo, desenvolve uma amizade com o médico fundador da instituição - o dr. Wilbur Larch; este, por sua vez, dá a si mesmo a empreitada de fazer com que Homer venha, definitivamente, a tornar-se uma pessoa útil. Assim, já na fase juvenil, Homer é promovido a assistente do médico; tem com este aulas de anatomia. Alicerçadas em compêndios ali disponíveis. O médico (o que as outras pessoas jamais imaginariam), porém, guarda graves segredos - dentre estes, a sua contumaz prática de abortos. O que, mais tarde, geraria um conflito entre o médico e o seu solícito assistente.

Singularidades

As práticas abortivas eram proibidas, nos Estados Unidos, nos primeiros tempos do século XX. Mas alguns médicos - dentre estes, um dos protagonistas -, ante a proibição, criavam as suas próprias regras. O dr. Larch criara Homer na esperança de que poderia sucedê-lo em sua empreitada, mas, por motivos éticos e religiosos, o rapaz pensa diferente do seu protetor. Tudo se agrava quando um casal - Candy e Wally - busca no médico o auxílio para a realização de um aborto. O casal decide, então, levar Homer para a sua fazenda de maçãs, onde também há regras rígidas. Uma delas é a impossibilidade de qualquer relação amorosa entre os que recebem abrigo e os que os abrigam. Mas, quando Wally parte para a guerra, Homer e Candy se apaixonam um pelo outro. Desse envolvimento, surge uma gravidez, notadamente proibida. O impasse: o que fazer com o bebê?

LIVRO

As Regras da Casa de Sidra
John Inving
ROCCO
2013, 672 Páginas
R$ 59,50

CARLOS AUGUSTO VIANA
EDITOR

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.