Coluna

Mingau Pop: Música e cinema

00:00 · 08.08.2018

As noites do 28º Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema vão ficar ainda mais animadas. Nesta quarta-feira (8), começa a programação "Música na Praça", com shows de quatro bandas cearenses, na Praça do Ferreira.

As apresentações ocorrem a partir das 22h30, logo após as exibições dos filmes no Cineteatro São Luiz (Centro). Hoje a atração é o DJ Guga de Castro com o seu mix de ritmos de todo o mundo. Na quinta-feira (9), o som fica por conta da Superbanda, que trará para o público uma diversidade de sons que vão do axé ao rock, do pagode, passando pelo forró e sertanejo até o funk. Na sexta-feira (10), a banda Os Muringa promete animar o público com o forró pé de serra. E no sábado (11), o festival se encerra com o show da banda Os Transacionais, que tem seu repertório marcado por vários estilos, ritmos e temáticas provenientes das mais diversas regiões do País.

Sons do corpo

O Programa de Formação em Dança da escola Porto Iracema das Artes traz o violonista, performer, arranjador, compositor e diretor musical, teatral e integrante da companhia Barbatuques Charles Raszl para ministrar a oficina "Técnicas de Música Corporal na Gestualidade das Danças Brasileiras". A atividade é gratuita e acontece nesta sexta (10), das 14h às 17h, na Escola ( R. Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema). São 30 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada. A ideia é promover o encontro das técnicas de percussão corporal da Barbatuques e do GUM BOOT (África do Sul) com os sons oriundos dos movimentos das danças brasileiras, como coco, samba, capoeira e frevo.

Internet

Para comemorar o aniversário de Louis Armstrong (1901-1971), a gravadora Deutsche Grammophon e o Google Arts & Culture se uniram para restaurar e digitalizar discos como "Tiger Rag"e contar a história de Emil Berliner, inventor do gramofone, e tambpem dos discos que trouxeram a música de Armstrong e de muitos outros artistas para as massas. Saiba mais no site artsandculture.Google.Com.

Sessões de sexta

Depois de ganhar a cidade, o projeto Tertúlia Black Vândala lança a Tertúlia Sessions, toda sexta, na Casa Vândala - Cafés e Cervejas (Instituto do Ceará, 164, Benfica). A ideia é dar espaço a cada um dos DJs do coletivo para explorarem seus estilos favoritos e pesquisas musicais. A estreia é nesta sexta (10), com o DJ Tomé Braga. A Casa aceita uma contribuição voluntária de R$ 10 para dividir com quem faz o som.

O próximo show do Jazz em Cena, no Centro Cultural Banco do Nordeste (R. Conde D'Eu, 560, Centro) acontece neste sábado (11), às 19h, com o cantor Will Alves prestando tributo ao imortal Nat King Cole. A entrada é franca, como em todos os shows do projeto.

Precursor da luta contra o racismo na TV e no cinema norte-americanos, Cole foi uma das maiores vozes do século XX. Batizado "Unforgettable" (nome da faixa que rendeu um dueto "póstumo" do cantor com sua filha, Natalie Cole) - o tributo tem arranjos jazzísticos e espaço para improvisação e interação entre os músicos, sob a voz de Will Alves - nome de destaque da nova cena musical de Fortaleza, onde mora há oito anos.

Em 2019, Nat King Cole chegaria aos 100 anos. Mesmo se despedindo precocemente, em 1965, com não mais que 46 anos, fez o bastante para inscrever seu nome na história, chegando a rivalizar com Mr. Frank Sinatra como a grande voz da canção norte-americana.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.