coluna

Hermínio Bezerra: O sentido das palavras

frei-herminio

Frei Hermínio Bezerra

caderno3@diariodonordeste.com.br

00:00 · 19.06.2017

Na coluna de hoje destaco: endireitar-se; endoidar; endomingado; enfezado; enferrujado; enfieira; enfincar; enforcar; enfronhado; engabelar; engenhoca e engiado.

Endireitar-se - vb. Literalmente pôr-se direito, reto, ajeitado. Termo muito usado no sentido figurado: comportar-se, corrigir-se em relação a comportamentos ou atitudes consideradas moralmente não direitas ou incorretas.

Endoidar - vb. Ficar ruim do juízo, adoidado, amalucado, com limitação de entendimento das coisas. Também usado no sentido de ficar furioso, pois a raiva em grau elevado diminui o bom senso e a capacidade de reflexão, mesmo a quem tem o entendimento normal.

Endomingado - adj. Vestido com uma roupa boa, isto é, roupa de se usar no domingo. Termo registrado por Raimundo Girão, uma autoridade no assunto de vocabulário popular. Eu não conhecia essa palavra, penso que seja usada mais na região de Fortaleza.

Enferrujado - adj. Além do sentido literal de ferrugem em um objeto de metal, o termo é muito usado em relação a uma pessoa com dificuldade de movimentar alguns membros, sobretudo as pernas, devido a reumatismo, artrite, artrose, etc. No estádio os torcedores gritam com qualquer jogador lento: "Enferrujado!".

Enfezado - adj. Termo muito ouvido na linguagem popular, com vários sentidos correlatos: a) emperrado, paralisado, recusando-se a andar, referindo-se a um animal. Isso pode acontecer diante de um curral, da porteira de um cercado ou em um cruzamento de caminhos; b) zangado, aborrecido, irado... Em se tratando do ser humano. Na forma verbal, enfezar é, propositadamente ou não, aborrecer, chatear, provocar a ira de alguém.

Enfieira - s. F. Termo frequente na linguagem popular para designar uma sucessão de coisas ou mesmo de pessoas que, uma ao lado da outra, formam uma fila. Exemplos: O pescador voltou do rio com uma enfieira de peixes; era um casal muito pobre, mas tinha uma enfieira de meninos. Cognato: enfiar, verbo usado também no sentido de entrar: ele enfiou-se casa a dentro sem pedir licença.

Enfincar - vb. Significa cravar, enfiar, fincar, meter com toda a força. Nessa palavra o prefixo "en" é o reforçativo de "fincar". É uma forma verbal bastante usada no sertão do nordeste, que, no mais das vezes, é pronunciada "infincar".

Enforcado - s.M. Adj. Palavra muito usada no sentido figurado de: financeiramente apertado ou quebrado, muito endividado. Um segundo sentido, muito usado, é o que designa um dia útil "enforcado", por estar entre dois dias feriados. Há um número muito grande de faltosos ao trabalho, então, os patrões dão folga em troca de horas extras.

Enfronhado - adj. Significa metido dentro, assim como o travesseiro está dentro da fronha. A partir daí vêm os sentidos correlatos: aprofundar-se em um assunto, ou no estudo de um caso. Enfronhar-se numa questão é estudá-la e meter-se a compreendê-la profundamente.

Enfurnado - adj. É o particípio passado do verbo enfurnar, colocado na furna. Algumas frutas, como a banana, a ata e o sapoti, são colhidos ainda não maduros e colocados numa furna, onde amadurecem. É mundo usado, também, referindo-se a uma pessoa ou a uma coisa que não se faz ver, como se estivesse numa furna. Pode-se dizer ainda de um animal que "se enfurna na mata" e não se deixa encontrar.

Engabelar - vb. Termo muito frequente para dizer: iludir, lograr, ludibriar alguém. Isso pode ser proposital ou algo casual, como parece ter sido o sentido usado por Gustavo Barroso: "E eu, engabelada, gostando, acreditando, me enroscando de gostar" (Missisipe).

Enganchar - vb. Verbo muito usado, bem como os seus derivados, com pelo menos dois sentidos: a) aderir, emendar, paralisar, impedir de progredir; b) atrapalhar-se ou confundir-se numa recitação, por exemplo, ou na resolução de um problema, ou ainda, perder-se no intrincado de um caso.

Engatinhar - vb. Designa o início do deslocamento, por si próprio, que faz o bebê no esforço de arrastar-se com a ajuda dos pés e das mãos, já que ainda não tem força e equilíbrio nas pernas para caminhar. Por analogia, significa dar os primeiros passos num empreendimento ou num negócio.

Engendrar - vb, Do latim engenerare = engendrar, fazer nascer. Origina-se de genus, generis = origem, nascimento. Essa palavra latina clássica, aos poucos, transformou-se em ingeniare = engenhar que deu engendrar, ou seja, arranjar, arquitetar, criar, imaginar um mecanismo ou inventar uma mentira. Engendrar é uma palavra bastante rica, tanto no sentido físico (coisa mal feita), quanto no metafórico (história mirabolante, invencionice).

Engenhoca - s. F. No sentido genérico é um objeto mal feito, ou que não se consegue entender ou identificar o que seja. Ao mesmo tempo, engenhoca é uma engrenagem rústica, de madeira ou de ferro, movida a mão, para moer a cana, a fim de fazer o caldo. Por fim, talvez esse seja, na verdade, o primeiro sentido: é um pequeno engenho para fabricar rapadura e aguardente.

Engiado - s. M. Corruptela de engelhado, particípio passado do verbo engelhar. Engiado significa encarquilhado, entrevado, enrugado ou cheio de engelhas. O frio intenso causa o engelhamento da pele humana.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.