coluna

Frei Hermínio Bezerra: O sentido das palavras

frei-herminio

Frei Hermínio Bezerra

caderno3@diariodonordeste.com.br

00:00 · 07.08.2017

Na coluna de hoje destaco: escorraçar; esfolar; esfolozado; esfriar; esgalamido; esgoelar-se; esmolambado; esmorecido; espalha-brasa; espantalho; espelicute; espera; espevitado; espernear; espiada; espinhaço.

Escorraçar - vb. Este termo é usado no sentido de: afastar, afugentar, espantar, expulsar... Às vezes, como um ato mais forte: açoitar, maltratar e até espancar. É o pai quem diz: "Eu escorracei o menino, pro mode uns malfeitos que ele fez".

Esfolar - vb. Espancar duramente, moer de pancadas. Além desse sentido eu conheci esta palavra na expressão: "esfolar o couro do bode" = separar, empurrando com a mão fechada, o couro do bode morto, para que ele se despregue da carne.

Esfoliar - vb. Significa abrir, romper, remexer, revirar e remover, como fazem os porcos nos roçados de milho. O matuto disse: "Os queixadas esfoliaram toda a plantação na roça do baixio".

Esfolozado - adj. O termo tem o sentido de frouxo, folgado, desigual... Em se tratando de sapato, gibão, roupa. O mesmo pode-se dizer da bicicleta, do motor ou outro aparelho muito usado e gasto, com peças não bem ajustadas. Essa palavra tem outra forma "afolozado", usada com o mesmo sentido.

Esfriar - vb. Além do significado comum: desaquecer, no sertão, esse verbo é muito usado no sentido de perder o entusiasmo, o interesse. Além desses, no jogo infantil da "cabra cega", "esfriar" é afastar-se do objetivo e "esquentar" é aproximar-se dele.

Esgalamido - adj. Comilão, esfomeado, glutão insaciável. Essa palavra era muito comum na minha região dos Inhamuns. A mãe diz: "Ultimamente este menino anda tão esgalamido, que não tem comida que chegue pra ele".

Esgoelar-se - vb. Chorar ou gritar muito alto. José Américo de Almeida escreveu: "Andavam todos tresnoitados. E a criança esgoelava-se" (Reflexões de um cabra e outros contos).

Esgueirar - v.B. Esse termo é profundo: abaixar-se ou levantar-se para olhar com atenção, tocaiar e tomar chegada de mansinho para surpreender a vitima, a caça, o ladrão... No mais das vezes, é usado na forma reflexiva: esgueirar-se.

Esmilinguir-se - vb. Desfazer-se, acabar-se aos poucos até extinguir-se, como acontece com a chama da vela, acabada a cera ou com a candeia, acabado o óleo que a alimenta. Segundo Tomé Cabal, essa palavra é usada também no sentido de tornar-se raro.

Esmolambado - adj. Literalmente, significa "com roupas em molambos", esfarrapado. Diz-se de quem se veste com roupas rasgadas e rotas, por indigência, incúria ou um estado mental especial. Atualmente, calças jeans rotas estão na última moda!

Esmorecido - adj. Segundo Tomé Cabral, essa palavra tem dois sentidos: 1) covarde. O Patativa do Assaré usou o termo nesse sentido: "Ninguém me desmente, / já tem sucedido, / de um esmorecido / tornar-se valente" (Inspiração Nordestina). 2) Desanimado, sem entusiasmo, preguiçoso, sem ânimo. Eu ouvi muito essa palavra no meu interior dos Inhamuns, mas sempre no sentido de preguiçoso, fraco, mole..., mas não de covarde. Na verdade, existe uma correlação entre os dois significados.

Espalha-brasa - s. M. Esta expressão aplica-se ao tipo brigão, desordeiro estouvado. No meu interior eu sempre ouvi essa expressão ligada ao tipo denominado ferrabrás, um tipo valentão, grosseiro e cruel com aqueles que se tornam suas vítimas.

Espantalho - s.M. No sertão é o boneco de pano que o agricultor põe no roçado para afugentar aves e roedores. Eu achava o espantalho interessante, mas percebia que sua eficiência era baixa, quiçá inútil. Aos roedores ele não intimidava e os passarinhos com o passar dos dias percebiam que ele era imóvel e inofensivo.

Espelicute - adj. Extrovertido, gaiato, ousado, metido, espevitado, atrevido e petulante. Era um termo mais das vilas e das pequenas cidades do que do campo.

Espera - s.F. Denomina-se espera o lugar apropriado. Onde o caçador fica de tocaia à espera da caça: animais ou aves. São muitas as localidades onde há esperas apropriadas para isso. Existe até uma cidade com o nome de "Espera Feliz" na fronteira de Minas Gerais com o Espírito Santo. O nosso Juvenal Galeno fala da espera da caça, em Cenas Populares.

Espernear - vb. Protestar com indignação, como que batendo o pé no chão com veemência. Diz-se da pessoa inconformada que reage com precipitação e sem calma e sem prudência. Há inclusive uma expressão do baixo latim, "jus esperniandi" = o direito de espernear, isto é, de protestar veementemente. Mas a justiça é cega.

Espevitado - adj. Essa palavra Significa irrequieto, sapeca, petulante e às vezes, muito ousado. É alguém que quer aparecer, às vezes de modo atrevido, desprezando ou como que passando por cima dos outros.

Espiada - s.F. Olhada rápida, observação ligeira, uma simples olhadela, num livro, num texto. Este termo deriva (derivar-se?) de espiar ou espionar, e daí observar com atenção, controlar.

Espigado - adj. Diz-se espigado o milho cujas espigas já estão bem crescidas e prometem uma boa safra desse importante cereal. É sinônimo de "bem crescido", faltando pouco para completar seu crescimento.

Espinhaço - s.M. Este é o nome que o caboclo dá à coluna vertebral. Embora ele use o termo mais em referência aos animais, pois em algumas regiões quando se mata um bode come-se logo o espinhaço. Mas ele diz também: "Eu amanheci com uma dor no espinhaço que nem posso ir alimpar a minha plantação".

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.