coluna

Frei Hermínio Bezerra: O sentido das palavras

frei-herminio

Frei Hermínio Bezerra

caderno3@diariodonordeste.com.br

00:00 · 17.07.2017

Na coluna de hoje destaco: encurralar; entulhar; entupido; envenenar; enxerco; enxergar-se; enxerido; enxuto, nos sentidos rural e urbano; erado; esbagaçado; esbarrar; esbodegação; esborrotar e esbregue.

Encurralar - vb. Literalmente, significa "pôr no curral" o gado e as criações de ovinos e caprinos. Como curral em geral tem quatro cantos, esta palavra é bastante usada no sentido figurado de encantoar, cercar, fechar as saídas e não dar nenhuma possibilidade de fuga. Há currais redondos, mas estes são raros.

Entulhar - vb. Significa acumular coisas num espaço delimitado, em geral, usadas, velhas e de pouco valor, mas que causam certo mal estar, exceto para quem tem mania de guardar coisas velhas, geralmente, pensando que irão ser úteis um dia.

Entupido - adj. Este termo pode derivar do latim stuppare = tapar com estopa, entupir (Cf. Meyer-Lubke, citado por Antenor Nascentes, (1932), p. 276). Entupido é obstruído, cheio, abarrotado, onde não cabe mais nada. Florival Serraine indica também o sentido de obstrução intestinal, um tipo de entupimento. Tomé Cabral e Raimundo Girão trazem um segundo sentido: é o ato de alguém, numa discussão, deixar o interlocutor aturdido e sem saber dar resposta a uma questão.

Envenenar - vb. Além de matar com veneno, esse termo, frequentemente, é usado no sentido de pôr ou insinuar malícia num fato, num ato de alguém ou numa conversa, a fim de gerar mal estar entre duas pessoas ou num grupo, numa família... O verbo, na forma passiva "envenenar-se", significa zangar-se, irar-se, ficar muito irritado, às vezes sem uma grande razão para isto.

Enxerco - s.M. É uma espécie de erva parasitária, daninha, que se agrega às grandes árvores, como a mangueira, das quais se nutre. Ele é também denominado "erva de passarinho". F. Coutinho Filho colheu esta bela quadra sobre saudade: "Saudade é como enxerco, / desses de pé de aroeira, / não se planta; nasce e cresce / entranhando na madeira" (Violas e Repentes).

Enxergar-se - vb. No interior e na linguagem popular, o verbo enxergar, na forma reflexiva, significa: ter conhecimento de sua posição e de seu limite, em todos os sentidos, não exigir o que não deve e não pode, não intrometer-se naquilo que não lhe compete e/ou para o que não foi chamado. Isso implica saber respeitar os outros e saber o que pode e o que não pode fazer em cada situação.

Enxerido - adj. Segundo o dicionarista Cândido de Figueredo, enxerido é o mesmo que inserido, colocado no meio (Dicionário, 14ª ed. Pág. 1020, 1949). O termo vem do latim inserere = meter no meio. Enxerido é abelhudo, intrometido onde não deve, petulante. Muitas vezes tem o sentido de galanteador ousado e, sobretudo, inconveniente. Ouve-se muito a forma "inxirido".

Enxuto - adj. Do latim exsuctus = seco. No sertão diz-se do gado saudável, bem alimentado e gordo na justa medida, pronto para o abate. Termo usado também com relação aos tubérculos, como a macaxeira e a mandioca não aguadas. Curiosidade: o que no sertão se diz do gado, na cidade aplica-se a rapazes e moças, uma garota enxuta, um garoto enxuto.

Erado - adj. Este termo pode vir do árabe, edrkhe = tempo, era. Diz-se do boi que tem mais de quatro anos, ou "eras", depois de ter sido bezerro, garrote, novilhote e boiote. Na linguagem do criador, cada ano é uma "era" para o gado vacum.

Esbagaçado - adj. Essa palavra vem de bagaço de cana de açúcar. Diz-se do sujeito desorganizado financeiramente, que gasta mais do que ganha e por isso, está sempre endividado..., ou que vive na boemia e é irresponsável com relação ao trabalho e a outros compromissos familiares e sociais. O escritor paraibano José Américo de Almeida escreveu um belo romance intitulado: "A bagaceira".

Esbarrar - vb. Esbarrar é parar, mas parar dando um encontrão, ou quase, pois às vezes ainda há como desviar ou parar e evitar o choque. Esbarrar é dar de cara, encontrar inesperadamente alguém que não se desejaria topar naquela ocasião, ou naquele lugar. Esbarrar é parar ou fazer parar. Por fim o termo tem o sentido de ficar, fixar residência. O homem diz: depois de muitas andanças eu vim esbarrar nestes cafundós.

Esbodegação - s. F. Esse termo contém a palavra bodega, um lugar onde acontece de tudo. Há vários sentidos afins: a) anarquia, esculhambação, desrespeito; b) forte reprimenda ou reprovação; c) coisa estragada, arruinada; d) lugar muito desorganizado. Há o adjetivo esbodegado e o verbo esbodegar: anarquizar, desorganizar.

Esbodegado - adj. Significa escangalhado, derrotado, vencido e também esbaforido. Esse termo, às vezes, é empregado no sentido de desmazelado no vestir. Existe o verbo esbodegar, que, no mais das vezes, é empregado na forma reflexiva esbodegar-se: cansar-se, esbaforir-se, estar cheio de pressa.

Esborrotar - vb. Essa palavra no primeiro sentido significa encher até derramar, esbordar, transbordar. Não deve confundida com "abarrotar", que é encher a mais não poder, mas sem transbordar. Em um segundo sentido, esborrotar é entendida como encher de borrões. Uma segunda forma dessa palavra é "esbarrotar" com o mesmo sentido.

Esbregue - vb. É uma repreensão muito enérgica, severa, causticante e humilhante. Esta palavra às vezes é usada como sinônimo de confusão, sururu: A festa acabou com um esbregue danado que espantou todo mundo.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.