Editorial

Opção turística

Estrelas do dia

ler@diariodonordeste.com.br

00:00 · 16.11.2013
Em inúmeros países, milhões de turistas elegem seus roteiros de viagem não apenas pelas belezas naturais, ou opções de lazer proporcionadas por outras cidades e regiões, mas, em boa parte, devido à importância dos locais escolhidos no contexto da religiosidade. O Estado do Vaticano, inclusive, possui uma agência de viagens oficial, a Ópera Romana de Peregrinação, que cataloga os principais polos de concentração turística católica no plano internacional.

Embora a maioria da população brasileira seja constituída por católicos, o País é relativamente ignorado entre as opções internacionais de turismo religioso. Só muito recentemente, os agentes de viagens brasileiros atentaram para essa injustificável omissão, delineando roteiros nacionais para serem incluídos na agência do Vaticano, que é utilizada todos os anos por mais de cinco milhões de viajantes.

As novas rotas incluem a cidade de Aparecida, em São Paulo, onde se localiza o maior santuário mariano do mundo; as cidades históricas de Minas Gerais com suas belas igrejas barrocas; além de Olinda, em Pernambuco, e Salvador, no Estado da Bahia, com uma quantidade de templos para atender a todos os gostos. Ainda que cogitadas como futuras inclusões do roteiro, não foram inseridas nele, até o momento, as cidades de Juazeiro do Norte, no Ceará, e a mística Região das Missões, localizada no Rio Grande do Sul. Mereceria também figurar entre as indicações a cidade cearense de Canindé, segundo maior centro mundial de peregrinação franciscana, só perdendo para a cidade de Assis, na Itália, onde nasceu São Francisco, um dos mais cultuados santos da Igreja Católica.

De acordo com estudo procedido pelo Instituto Brasileiro de Turismo, os viajantes da área religiosa declaram necessitar mais de informações do que de conforto, ou serviços sofisticados de hotelaria. Quase todo turista no gênero deseja, sobretudo, tomar conhecimento a respeito da história dos santuários e saber detalhes a respeito de suas causas e motivações; ter contato com eventuais acervos de arte existentes nos templos e nas cidades visitadas; ou presenciar rituais e pitorescas manifestações de cultura e tradições, expressas e cultivadas pelas populações locais.

No caso específico de Canindé, além da relativa proximidade de Fortaleza, há a destacar o imenso acervo dos chamados ex-votos, tão característicos das manifestações de fé do Nordeste brasileiro, no tocante ao pagamento de promessas. São peças já admitidas como de valor artístico e que se colocam entre as principais manifestações da cultura popular nordestina. Já em Juazeiro do Norte, cidade com pretensões a metrópole e dotada de razoável serviço de hotéis, avulta a figura carismática do Padre Cícero Romão Batista, motivo de inúmeras teses e estudos de repercussão no cenário internacional.

Cumpre ressaltar que as duas citadas cidades cearenses também são privilegiadas pela inclusão no item das viagens de romaria, em que o principal objetivo do devoto é alcançar com sacrifício pessoal o destino sagrado, para cumprir promessa, voto ou penitência.

Em decorrência de tão expressivo potencial, o Ceará bem pode assumir lugar destacado no campo do turismo religioso. Basta, para tanto, que seja incrementada a instalação de acomodações condignas para os visitantes e, também, atente-se no sentido de implantar, através de adequado planejamento, os demais equipamentos de imprescindível suporte às atividades turísticas.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.