COLUNA

Contraplano: Thriller familiar

Contraplano

diego.benevides@diariodonordeste.com.br • Coluna focada no melhor do cinema brasileiro e mundial

00:00 · 25.11.2017
Fernando Alves Pinto protagoniza o suspense "Quando o Galo Cantar pela Terceira Vez Renegarás Tua Mãe"

Em cartaz nos cinemas de São Paulo, o thriller nacional "Quando o Galo Cantar pela Terceira Vez Renegarás Tua Mãe", primeiro longa-metragem dirigido por Aaron Salles Torres, explora o talento dos atores Fernando Alves Pinto e Catarina Abdalla. Ele interpreta Inácio, um rapaz homossexual com esquizofrenia funcional, enquanto Catarina vive Zaira, sua rigorosa mãe. Eles enfrentam uma relação conturbada, que piora quando o patriarca da família morre. Tendo que conviver com o caos emocional dentro de casa e uma paixão obsessiva por um morador, Inácio vai em direção a um destino explosivo. O diretor faz um trabalho interessante na condução dos mistérios da trama, possibilitando o olhar voyeur dos personagens do próprio público por meio signos comuns do suspense. A trilha sonora, no entanto, é excessivamente didática para pontuar a tensão crescente.

Também há uma perda ao provocar, no terceiro ato, uma mudança de percepção que atrapalha a narrativa, tornando-a menos orgânica. Apesar dos tropeços, o talento de dois grandes atores consegue segurar a atenção da plateia até o último plano do longa. Este que é, aliás, um plano poderoso, digno de ser emoldurado.

Independente

Image-1-Artigo-2327801-1

O aguardado drama "Me Chame Pelo Seu Nome", dirigido pelo diretor italiano Luca Guadagnino, liderou a lista de indicados ao Independent Spirit Awards 2018. A premiação elege os mais importantes filmes independentes do período. O filme de Guadagnino somou seis indicações: melhor filme, direção, ator para Timothée Chalamet, ator coadjuvante para Armie Hammer, fotografia e montagem. Inspirado no elogiado livro de André Aciman, "Me Chame Pelo Seu Nome" mostra o relacionamento entre dois jovens na Itália de 1983. A obra é produzida pela RT Features, do brasileiro Rodrigo Teixeira, que também participa do Independent Spirit Awards com os filmes "A Ciambra", de Jonas Carpignano, e "Patti Cake$", de Geremy Jasper.

Havana

Com direção de Carolina Jabor, o drama "Aos Teus Olhos" foi selecionado para o 39º Festival de Havana (Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano), que acontece em dezembro. Protagonizado por Daniel de Oliveira, o longa concorre com outras 19 produções na categoria melhor longa de ficção. A trama gira em torno de um professor acusado de beijar um aluno, assunto que viraliza na internet. Ainda não há data de lançamento da obra.

Acessibilidade

A Ancine prorrogou o prazo para a entrada em vigor na normativa que obriga recursos de acessibilidade visual e auditiva nas salas comerciais de cinema. O normativo fixava o dia 16 de novembro para o fim da carência e determinava que 50% das salas de grupos exibidores com mais de 20 salas e 30% dos espaços de grupos com menos de 20 salas estivessem adaptadas até a data. A nova data para o cumprimento das obrigações é 16 de novembro de 2018.

Arquitetura da Paz

Image-2-Artigo-2327801-1

Documentário Responsável por filmes como "O Cheiro do Ralo" (2006), "À Deriva" (2009) e "Serra Pelada" (2013), o cineasta pernambucano Heitor Dhalia mergulhou pela primeira vez no documentário com "On Yoga: Arquitetura da Paz", exibido na última Mostra de Cinema de São Paulo. O argumento parte da interessante história do fotógrafo Michael O'Neill, que passou 10 anos desenvolvendo um projeto com grandes mestres da yoga. Dhalia e O'Neill revisitam esses cenários exuberantes da Índia e de Nova York, em uma jornada intimista e filosófica. Sem abrir mão de seu requinte da imagem recorrente, Dhalia se aprofunda nos benefícios da yoga, sem perder O'Neill do foco, que encontrou nessa prática uma nova forma de viver e fotografar. A busca pela paz é importante em um mundo cada vez mais caótico, ainda que algumas vezes o filme caia, inevitavelmente, em um tom institucional. "On Yoga: Arquitetura da Paz" está em cartaz em algumas capitais brasileiras, ainda sem previsão de estreia em Fortaleza.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.