coluna

Contraplano: Produção plural

Contraplano

diego.benevides@diariodonordeste.com.br • Coluna focada no melhor do cinema brasileiro e mundial

00:00 · 13.01.2018
"Vando Vulgo Vedita" foi eleito o melhor curta-metragem cearense de acordo com a Aceccine

A Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine) elegeu os melhores curtas e longas-metragens de 2017, de acordo com votação feita entre seus associados. A entidade reúne os profissionais de cinema e audiovisual que atuam com crítica no Estado. Em seu segundo an ode eleição, foram concedidos cinco destaques, entre curtas e longas-metragens. "Corpo Delito", de Pedro Rocha, foi o melhor entre os longas cearenses, enquanto "Corpo Elétrico", premiada obra de Marcelo Caetano, foi o destaque entre os longas brasileiros. Da filmografia estrangeira que estreou em circuito comercial ano passado, a Aceccine reconheceu "O Ornitólogo", coprodução entre Portugal, França e Brasil, dirigida por João Pedro Rodrigues. Os curtas-metragens também foram destacados: "Vando Vulgo Vedita", de Andréia Pires e Leonardo Mouramateus, e "Mamata", de Marcus Curvelo, foram os melhores curtas cearense e brasileiro, respectivamente. A eleição desse ano partiu de 64 filmes indicados no primeiro turno, o que demonstra que o ano passado foi marcado pela pluralidade de propostas narrativas e estéticas, tanto na produção nacional quanto internacional.

Mostra Indígena

Image-1-Artigo-2347862-1

O Cine Falb Rangel, em Sobral, interior cearense, vai receber a Mostra O Índio no Cinema, que exibirá gratuitamente 22 filmes de autoria indígena ou de diretores que tenham se inspirado na cultura e realidade destes povos. A programação acontece entre os dias 16 a 18 de janeiro, com sessões a partir das 19h. O objetivo da mostra é propor um intercâmbio cultural, fortalecer e dar destaque à produção audiovisual indígena do Estado. Entre os filmes selecionados para a edição estão "Marco Vivo 2015" (2017), de Henrique Dídimo; "Política e Tradição"(2016), de Marrayuri Kuikuro e Salu Kuikuro, e "Marco Vivo Jenipapo-Kanindé 2016" (2016 -foto), produzido pelos jovens do Coletivo Audiovisual Jenipapo-Kanindé, entre outros.

Campanha

A rede Telecine lançou sua nova campanha, intitulada "Vá ao Cinema". Produzidas em parceria com a Beeld, as peças de 20 segundos incentivam o público a viver a experiência de assistir a um filme em uma sala de cinema. O mesmo personagem aparece em situações diferentes e, em cada um dos vídeos, está vestido de astronauta, cowboy ou gladiador. Além de canal de exibição, a Telecine expande sua atuação cada vez mais no apoio à realização de filmes.

Mercado

A rede UCI fechou 2017 como a líder dos complexos de cinema com o maior público no Brasil, de acordo com a Retrank. O UCI Kinoplex Iguatemi Fortaleza subiu duas posições e ficou no quinto lugar. Atualmente, a rede atua em 13 cidades e recebeu, no total, mais de 16 milhões de espectadores ano passado. A empresa se destaca também em relação às tecnologias de seus cinemas, sendo o exibidor com o maior número de salas IMAX no Brasil, com cinco no total.

Mostra Retroexpectativa

Sugestões

Image-2-Artigo-2347862-1

São 65 filmes, incluindo inéditos, que compõem a Mostra Retroexpectativa do Cinema do Dragão. Entre os títulos que estrearam ano passado e ganham novas exibições, destacam-se "Bom Comportamento", de Benny e Joshua Safdie; "Na Praia à Noite Sozinha", de Hong Sang-soo, e o cearense "Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois" (foto), de Petrus Cariry. Na bateria de produções inéditas, são imperdíveis as sessões de "Zama", de Lucrecia Martel; "O Dia Depois", também de Hong Sang-soo, e os nacionais "Baronesa", de Juliana Antunes, e "O Animal Cordial", de Gabriela Amaral Almeida. A segue até o dia 24 de janeiro, com sessões especiais também de clássicos e debates com os realizadores.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.