coluna

Contraplano: poder do voto

Contraplano

diego.benevides@diariodonordeste.com.br • Coluna focada no melhor do cinema brasileiro e mundial

00:00 · 15.07.2017
Ernesto Garrat Viñes, jornalista e crítico de cinema chileno, integra júri oficial dos longas do Cine Ceará

O júri principal da 27ª edição do Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema já está definido. Compõem a comissão o jornalista e crítico de cinema chileno Ernesto Garratt Viñes, após experiências em festivais como os de Londres, Moscou e Cannes; a produtora e diretora Isabel Martinez, da Costa Rica; o peruano Luis Peirano, professor sênio da Pontifícia Universidade Católica do Peru, onde dirige a faculdade de Artes Cênicas; a brasileira Maria Dora Mourão,

Professora titular do Departamento de Cinema, Rádio e TV da ECA-USP e montadora de filmes como "São Paulo - Sinfonia e Cacofonia" (1994), de Jean Claude Bernardet, e "São Paulo Cinemacidade" (1994), de Aloysio Raulino; e o venezuelano Victor Luckert Barela, engenheiro de som em Cinema. Os sete longas-metragens concorrem ao Troféu Mucuripe nas categorias de Melhor Filme, Direção, Fotografia, Edição, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz. O Cine Ceará acontecerá de 5 a 11 de agosto, com sessões principais exibidas no Cineteatro São Luiz, no centro de Fortaleza, além de mostras especiais no Cinema do Dragão. Toda a programação é aberta ao público.

Bate Coração

Image-1-Artigo-2268529-1

Diretor de filmes como "Bezerra de Menezes - O Diário de um Espírito" (2008) e "As Mães de Chico Xavier" (2011), o cearense Glauber Filho deu início às filmagens da comédia de costumes "Bate Coração". As gravações irão seguem até o dia 20 de agosto, com locações em Fortaleza. A trama acompanha o preconceituoso Sandro, interpretado pelo ator André Bankoff, e a travesti Isadora, vivida por Aramis Trindade. Na noite de Ano Novo, Sandro sofre um ataque do coração e precisa fazer um transplante de urgência e acaba recebendo o coração de Isadora, que havia morrido poucos momentos antes, na mesma noite, vítima de um acidente. Após o transplante, Isadora, em espírito e contra sua vontade, passa a seguir os passos do publicitário.

Pernambuco I

Referência de produção audiovisual no Nordeste, o Governo de Pernambuco, por meio da Secult-PE e da Fundarpe, contemplou 112 iniciativas por meio do Funcultura Audiovisual 2016/2017. Para a edição, estão assegurados R$ 20.150.000, sendo R$ 10.150.000 provenientes do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura e o restante disponibilizado pelo Fundo Setorial do Audiovisual da Ancine.

Pernambuco II

Os projetos foram contemplados nas categorias de Longa-metragem, Curta-metragem, Produtos para TV, Difusão, Formação, Pesquisa, Preservação, Cineclubes e Revelando os Pernambucos, destinada a projetos de curtas e difusão pelas regiões do estado. Do total, 65 projetos contam com profissionais negros/as e indígenas em suas equipes principais e quase metade das obras serão dirigidas ou roteirizadas por mulheres.

Em destaque

Image-2-Artigo-2268529-1

Cineclube Um dos representantes da nova safra de realizadores pernambucanos, Felipe André Silva participa de sessão seguida de debate do longa-metragem "Um Homem Sentado no Corredor" na segunda-feira (17), às 19h, no Cinema do Dragão. A exibição faz parte do Cine Rebuceteio, cineclube mensal que exibe obras brasileiras inéditas em Fortaleza. No longa, Felipe faz um estudo sobre o lugar da performance e da interpretação em nossas vidas e propõe uma reflexão sobre as relações sociais cotidianas como objetos de performance. Através do silêncio, dos olhares, dos espaços geográficos e dos espaços emocionais, o filme investiga quais seriam os limites entre o universo do ator, do palco, do set, e a sua vida além da arte. A entrada é gratuita.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.