coluna

Contraplano: Estreia em Sundance

Contraplano

diego.benevides@diariodonordeste.com.br • Coluna focada no melhor do cinema brasileiro e mundial

00:00 · 20.01.2018
"Ferrugem", de Aly Muritiba, faz sua estreia mundial no prestigiado Festival de Sundance neste sábado (20)

O longa brasileiro "Ferrugem", dirigido por Aly Muritiba, fará sua estreia mundial neste sábado (20) na mostra competitiva do Festival de Sundance. O cineasta retorna ao festival depois de seu primeiro longa, o ótimo "Para Minha Amada Morta" (2015), ser premiado com o Global Filmmaking Award/Sundance Institut 2013. A trama de "Ferrugem" gira em torno de Tati, papel de Tiffanny Dopke, adolescente que tem a vida transformada quando um vídeo seu privado é divulgado em um grupo de WhatsApp do colégio. O filme também terá sessões na programação do festival nos dias 21, 22, 25 e 26 de janeiro. O elenco também conta com Clarissa Kiste, Dudah Azevedo, Enrique Diaz, Giovanni de Lorenzi e Pedro Inoue. Muritiba, que já foi professor de ensino médio, escolheu o tema das redes sociais por ser uma realidade muito presente nos dias de hoje. O longa é realizado pela Grafo Audiovisual, em coprodução com a Globo Filmes e Canal Brasil. A previsão de estreia no circuito comercial é no segundo semestre de 2018. Sundance segue dando visibilidade à produção brasileira ano após ano. Além de "Ferrugem", outras oito produções integram a programação, como "Benzinho", de Gustavo Pizzi.

Berlim

Image-1-Artigo-2351673-1

O projeto "A Primeira Morte de Joana', segundo longa-metragem de Cristiane Oliveira (foto à esquerda), foi selecionado para o Co-Production Market, do 68º Festival de Cinema de Berlim. A Okna Produções marca presença no evento desde 2011, quando Aletéia Selonk (foto à direita) foi selecionada para o Talent Project Market com "Mulher do Pai", também dirigido por Cristiane, ainda em fase de desenvolvimento. Voltado para produtoras consolidadas no mercado e com experiência em coproduções, o Co-Production Market recebeu 326 projetos inscritos e 21 selecionados. É um encontro de mercado para apresentar projetos internacionais de alta qualidade, bons contatos de negócios e novas oportunidades de cooperação.

Rotterdam

O Festival de Rotterdam, uma das vitrines mais relevantes para o cinema independente contemporâneo, selecionou duas obras distribuídas pela Boulevard Filmes: "Sol Alegria", do paraibano Tavinho Teixeira, e "Açúcar", dos pernambucanos Renata Pinheiro e Sergio Oliveira. O Ceará também vai marcar presença com a exibição de "Clube dos Canibais", dirigido por Guto Parente, e "Inferninho", codirigido por Pedro Diógenes e Guto Parente.

Produção

Diretor do ótimo "Simone" (2013), o colombiano Juan Zapata, radicado em Porto Alegre (RS), prepara a série de ficção "The Last Defectors". Sem leis de incentivo ou apoio governamental, Zapata apostou em equipamentos de última geração, entre eles um "antigravity cam" inédito em filmagens de longas nacionais, para garantir o melhor resultado da produção, que começa a ser rodada já no segundo semestre deste ano em Los Angeles.

Peixonauta - O Filme

Image-2-Artigo-2351673-1

Animação Com previsão de estreia para 25 de janeiro nos cinemas nacionais, "Peixonauta - O Filme" expande o universo da série de animação lançada em 2009 e exibida em mais de 90 países. Dessa vez, o peixe-detetive e seus amigos precisam descobrir os motivos que levaram uma cidade inteira a diminuir de tamanho. Os diretores Célia Catunda, Kiko Mistrorigo e Rodrigo Eba! se preocupam em não fazer apenas um episódio longo da série, criando novos desdobramentos para a trama investigativa. Realizado em animação tradicional e repleto de cores, o longa traz uma história sem vilões, educativa e inocente, feita de forma mais clássica, mas que certamente vai garantir a diversão da criançada.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.