Coluna

Contraplano: Domingo passado

Contraplano

diego.benevides@diariodonordeste.com.br • Coluna focada no melhor do cinema brasileiro e mundial

00:00 · 24.06.2017

No meio de tanta humilhação que Maísa Silva, 15 anos, passou o lado dos apresentadores Silvio Santos e Dudu Camargo, no último domingo, ao vivo no SBT, um ponto da conversa quase passa despercebido.

A jovem fala que deseja estudar Cinema "para entender como funciona e poder dirigir". Silvio simula que ele seria o diretor do filme, enquanto ela, a atriz. Maísa responde: "não, eu sou a diretora". O apresentador a ignora solenemente, quando seria uma ótima oportunidade para falar sobre as mulheres no cinema.

LEIA MAIS 

À beira do fim do mundo

O terror da queda familiar

Mais do que nunca há uma luta por igualdade de gênero no cinema. O mercado ainda é predominantemente masculino, mas a presença das mulheres não se resume mais ao elenco ou aos cargos técnicos. "Cada mulher que vai contando sua história, que apresenta sua temática, está inspirando outra menina", disse Leandra Leal, diretora do doc "Divinas Divas", em cartaz nos cinemas. E é nessa resistência contra o machismo da indústria da arte em geral, não apenas no cinema, que é possível encontrar algum conforto. O lamentável episódio só mostra o quanto a nova geração tem espaço para mudar perspectivas que ficaram pararam no tempo e não se aplicam mais.

Image-0-Artigo-2259596-1

Silvio Santos protagonizou um dos momentos mais constrangedores e machistas do ano até agora

Universitário

O NOIA - Festival do Audiovisual Universitário está com inscrições abertas até 29 de julho para curtas-metragens brasileiros, exposição fotográfica e bandas cearenses. Consolidado como um dos mais importantes do circuito nacional que dá espaço à produção acadêmica, o NOIA está agendado para acontecer entre os dias 3 e 8 de outubro, na Caixa Cultural Fortaleza. Para a seleção de filmes, as obras precisam ter duração máxima de 20 minutos, com data de realização entre janeiro de 2016 e julho de 2017. Podem se inscrever curtas de ficção, documentário, animação ou experimental produzidos por realizadores brasileiros regularmente matriculados em instituições de ensino acadêmicas ou técnicas das redes públicas ou privadas.

Image-1-Artigo-2259596-1

Circense

Chico Diaz, Silvia Buarque, Gero Camilo e Everaldo Pontes, que compõem o elenco principal do longa-metragem cearense "Os Pobres Diabos", dirigido por Rosemberg Cariry, participaram na última quinta-feira (22) do pré-lançamento da obra. Com previsão de estreia oficial para 6 de julho, o filme foi premiado pelo júri popular no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro de 2013 e agora, quatro anos depois, finalmente chega às salas comerciais.

Cancelado

O Festival Cine Esquema Novo - Arte Audiovisual Brasileira, um dos mais importantes do Sul do Brasil, anunciou que não fará sua edição em 2017. Segundo os organizadores, "a ausência dos repasses de financiamento por parte de nosso principal parceiro correalizador, a Prefeitura de Porto Alegre, leva-nos a esta decisão". A nota informou também que os pagamentos prometidos para a edição de 2016 ainda não foram realizadores.

Mulher do Pai

Estreia A cineasta Cristiane Oliveira lança nos cinemas seu primeiro longa-metragem, o drama "Mulher do Pai", estrelado por Maria Galant e Marat Descartes. Premiado no Festival do Rio e exibido na programação do Festival de Berlim, o filme venceu um total de oito prêmios em festivais nacionais, entre eles o de melhor Direção no Festival do Rio e Prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) na Mostra Internacional de São Paulo. A trajetória de prêmios é um retrato da cinematografia atual produzida no Rio Grande do Sul, que tem se destacado cada vez mais no cenário nacional e internacional, com obras que ressaltam a qualidade técnica e artística das recentes produções.

Image-2-Artigo-2259596-1

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.