coluna

Contraplano (Diego Benevides): Revelando os Brasis

Contraplano

diego.benevides@diariodonordeste.com.br • Coluna focada no melhor do cinema brasileiro e mundial

00:00 · 05.08.2017
Bete Jaguaribe integrou comissão de seleção de projetos audiovisuais que valorizam o interior brasileiro

Um dos projetos de estímulo mais engajados dos últimos anos, o "Revelando os Brasis" contemplou, em sua sexta edição, 15 histórias que valorizam as regiões interioranas do Brasil, promovendo a democratização do acesso aos meios de produção audiovisual. Contadas por moradores de cidades com até 20 mil habitantes, as histórias (verdadeiras e inventadas) foram selecionadas no último Concurso Nacional de Histórias do projeto. O Ceará, mais uma vez, está na lista de contemplados, dessa vez pelo projeto "O Pescador de Memórias", inscrito por Eliabe Crispim da Silva. A comissão de seleção foi formada por profissionais das áreas de cinema, televisão, jornalismo e ciências sociais, com destaque para a participação de Bete Jaguaribe, coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza (Unifor) e diretora de Formação e Criação do Porto Iracema das Artes, que integra o Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura. Os autores das histórias selecionadas participarão das Oficinas de Realização Audiovisual, no Rio de Janeiro. Após as oficinas, eles retornam as suas cidades para transformar as histórias em filmes com até 15 minutos, com a participação da comunidade.

> Seres magnéticos 

Cinemagine

Image-1-Artigo-2276361-1

A rede Cinépolis promove, gratuitamente neste sábado (5), às 11h, o Cinemagine, uma sessão sensorial que desperta a imaginação por meio dos sentidos em suas salas 4DX de Curitiba, São Paulo, Guarulhos, São Bernardo do Campo, Fortaleza e Salvador. As exibições têm o intuito de levar uma nova forma de viver uma sessão de cinema, onde todos se divertem e que é indicado para quem tem deficiência visual. Em Fortaleza, a sessão acontece no Shopping RioMar, no Papicu. O Cinemagine é uma tentativa de criar entretenimento de qualidade, sem imagem, despertando a imaginação por meio de outros sentidos. Para aqueles que enxergam normalmente serão entregues máscaras de olhos para que se viva a experiência de olhos vendados.

Locarno

Parte da programação do concorrido Festival de Cinema de Locarno já está disponível para apreciação online desde ontem (4). A plataforma Festival Scope disponibiliza até o dia 20 de agosto, gratuitamente, sete dos 16 longas da mostra competitiva "Cineastas do Presente", entre eles o brasileiro "Severina", de Felipe Hirsch. Apesar de gratuito, o acesso é limitado a 400 tickets virtuais por filme. O público também poderá votar nos seus filmes favoritos.

Veneza

A 74ª edição do Festival de Cinema de Veneza contará com duas coproduções brasileiras na programação. São elas: "Invisible", do argentino Paulo Giorgelli, na Mostra Horizontes, e a exibição hors concours de "Zama", da aclamada cineasta argentina Lucrecia Martel, adaptado a partir da obra de Antonio di Benedetto e com Matheus Nachtergaele no elenco. Os dois projetos foram contemplados por editais de coprodução incentivados pela Ancine.

Bridget Jones

Image-2-Artigo-2276361-1

Maratona 

Depois de arrecadar US$ 211 milhões nas bilheterias mundiais em sua estreia ano passado, a comédia "O Bebê de Bridget Jones" estreia na Rede Telecine neste fim de semana. No domingo (6), o Telecine Pipoca prepara uma maratona da trilogia, a partir das 16h, antecedida por "O Diário de Bridget Jones" (2001) e "Bridget Jones: No Limite da Razão" (2004). O filme também estará em cartaz no sábado (5), no Telecine Premium, e a qualquer momento na programação do Telecine Play. Entre as outras novidades do canal estão " The Rocky Horror Picture Show" no sábado, às 22h; e "Os Desajustados", no domingo, às 22h, ambos no Telecine Cult.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.