Coluna

Contraplano (Diego Benevides): Harun Farocki

Contraplano

diego.benevides@diariodonordeste.com.br • Coluna focada no melhor do cinema brasileiro e mundial

00:00 · 09.12.2017
Cineasta alemão Harun Farocki tem mostra especial de filmes e instalações no Cinema do Dragão e no Cena 15

Premiado cineasta alemão Harun Farocki é tema de mostra de filmes e instalações de 14 a 20 de novembro, em Fortaleza. São 12 filmes, produzidos entre 1969 e 2010, e duas instalações inéditas na cidade. Parte da sua obra será projetada pela primeira vez, como "Intervalo", "A Entrevista", "A Expressão das Mãos", "Interface", "A Prata e a Cruz" e 'Em Comparação", além de "O Papel Dominante", que será exibido pela primeira vez no Brasil. As exibições acontecem no Cinema do Dragão e as instalações no Cena 15, tudo com entrada gratuita. "Seu foco sobre o mundo do trabalho permite conectar questões que são profundamente atuais para nós brasileiros. Suas discussões sobre a relação homem-máquina e os impactos das novas tecnologias sobre os trabalhadores não foram superadas e permanecem atuais; ajudando a refletir sobre o nosso tempo de perigos e retrocessos", afirma a curadora Virginia Pinho. Em 2007, Farocki venceu o prêmio especial do júri de Locarno por "Memories", realizado ao lado de Pedro Costa e Eugène Green. Também foi colaborador de outro elogiado cineasta alemão, Christian Petzold, em filmes como "Barbara" (2012) e "Phoenix" (2014).

Cahiers du Cinéma

Image-1-Artigo-2333947-1
As listas de melhores filmes de 2017 já começaram a pipocar e, por enquanto, não tem sido unânimes. E isso é ótimo. Uma das mais importantes é a eleição da revista Cahiers du Cinéma, que esse ano escolheu eleger a temporada mais recente de "Twin Peaks" (foto), criada e dirigida por David Lynch, a melhor produção do ano. Os fãs aprovaram. Os críticos da publicação ainda elegeram, em ordem: "Jeannette", de Bruno Dumont; "Certas Mulheres", de Kelly Reichardt; "Corra!", de Jordan Peele; "O Dia Depois", de Hong Sang-soo; "Amante por um Dia", de Philippe Garrel; "Bom Comportamento", de Josh e Benny Safdie; "Fragmentado", de M. Night Shyamalan; "Jackie", de Pablo Larraín, e "A Longa Caminhada de Billy Lynn", de Ang Lee.

Sight & Sound

"Twin Peaks" apareceu na segunda posição entre os melhores da Sight & Sound, outra lista prestigiada. Lynch perdeu apenas para "Corra!", que ficou no topo das 26 obras destacadas pela publicação. A revista inglesa ainda incluiu filmes inéditos no Brasil que devem estrear na temporada pré-Oscar, como "Me Chame pelo Seu Nome", previsto para 18 de janeiro; "Zama", marcado para 25 de janeiro, "Projeto Flórida", com lançamento para 1º de março no Brasil.

Rolling Stone

Já a Rolling Stone colocou "Dunkirk", trabalho mais recente de Christopher Nolan, no topo. Em seguida aparecem "Corra!" e "Me Chame pelo Seu Nome", que disparam como favoritos no período de premiações. Outros filmes que também podem levar indicações (e prêmios) também foram lembrados pela revista, como "Lady Bird - Hora de Voar", estreia na direção da atriz e roteirista Greta Gerwig, e "Trama Fantasma", de Paul Thomas Anderson.

Mulheres Divinas

Image-2-Artigo-2333947-1
Em breve

Representante da Suíça para concorrer uma vaga no Oscar 2018, "Mulheres Divinas" faz um trabalho eficiente de reprodução histórica ao contar a história de um vilarejo cujas mulheres começam a manifestar seu direito ao voto. A trama se passa em 1971, revelando o atraso político da Suíça. Muito além de mostrar o quanto os movimentos femininos foram essenciais para as conquistas históricas, o longa dialoga com a atualidade ao mostrar que eles continuam relevantes para as transformações do que queremos para no futuro. A diretora Petra Biondina Volpe faz um filme esteticamente requintado e dispõe de ótimas atrizes no elenco, que transitam com louvor entre o drama político e a comicidade. "Mulheres Divinas" deve estrear nos cinemas a partir do dia 14 de dezembro.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.