Coluna

Contraplano (Diego Benevides): Amores Expressos

Contraplano

diego.benevides@diariodonordeste.com.br • Coluna focada no melhor do cinema brasileiro e mundial

00:00 · 11.11.2017
"Amores Expressos", clássico de Wong Kar-Wai, segue como experiência psicodélica e emocional

Rever Um dos principais filmes do início da carreira do cineasta chinês Wong Kar-Wai, "Amores Expressos" (1994), continua uma experiência extraordinária, mesmo 23 anos depois de seu lançamento original. No Brasil, o longa-metragem estreou com um atraso de dois anos e foi o primeiro do diretor a chegar aos cinemas nacionais. As histórias de amor que acontecem em uma Hong Kong iluminada e marginal trazem a originalidade e o frescor criativo do diretor que, na época, impressionou com sua câmera dinâmica, montagem infalível e um ritmo frenético. E ainda impressiona hoje. Relançado pela distribuidora cearense Classicline, "Amores Expressos" seduz o público com seu esquema narrativo fluido, um jogo de luzes e sombras na vida de pessoas que tentam driblar a solidão na cidade grande. Falar sobre sentimentos nunca pareceu tão futurístico e original, ao contrário de tantas histórias de amor redundantes que contaminam o cinema contemporâneo comercial. Wong Kar-Wai convida o público a mergulhar na alma de seus personagens e sempre manteve, em sua vasta e incansável filmografia, a pegada autoral e destemida que faz de seus filmes experiências de imersão e delírio.

No Interior

Image-1-Artigo-2321723-1
Depois de passar pelo CCBNB Fortaleza, a mostra itinerante do 27º Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema vai para o CCBNB Juazeiro do Norte, de 14 a 18 de novembro. O programa exibirá os 37 curtas-metragens brasileiros que passaram pelo Cine Ceará, em agosto desse ano. 23 deles formara ma Mostra Olhar do Ceará, cuja curadoria foi assinada pela Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine). Entre os curtas que serão exibidos estão "Vando Vulgo Vedita" (foto), de Andréia Pires e Leonardo Mouramateus; "Candeias", de Ythallo Rodrigues; "Caleidoscópio", de Natal Portela, entre outros. Após Juazeiro do Norte, a itinerância vai para CCBNB Sousa, interior da Paraíba, de 21 a 24 de novembro.

For Rainbow

Um dos mais importantes espaço para discutir diversidade sexual no cinema, o For Rainbow segue até a próxima quarta-feira (18) com programação gratuita de filmes. Neste sábado (11), a Mostra Queer exibirá os curtas "Stanley" (PB), de Paulo Roberto; "Inocentes" (RJ), de Douglas Soares, e "Baunilha" (PE), de Leo Tabosa. Entre os destaques do domingo (12) está o longa-metragem "O Tempo Feliz que Passou" (PB), de André da Costa Pinto.

Filmagens

O cineasta gaúcho Jorge Furtado, responsável por filmes como "Ilha das Flores" (1989) e "Saneamento Básico, o Filme" (2009), deu início, na última quarta-feira (8), às gravações de seu novo longa-metragem, "Rasga Coração". O filme é uma adaptação da peça homônima de Oduvaldo Vianna Filho, com roteiro assinado pelo diretor ao lado de Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno. O elenco conta com Marco Ricca, Chay Suede, Drica Moraes e outros. A estreia acontece em setembro de 2018.

Titanic em IMAX

Image-2-Artigo-2321723-1
Exibição Para comemorar 20 anos de mercado, a Rede UCI exibirá "Titanic" (1997) em 3D, IMAX e 4DX, com exclusividade no dia 13 de novembro. A produção revolucionária de James Cameron ultrapassou US$2 bilhões em bilheteria no mundo inteiro, além de ter vencido 11 estatuetas do Oscar. Além de "Titanic", outro clássico também está marcado para o mesmo dia. "Contatos Imediatos de Terceiro Grau" (1977), de Steven Spielberg, ficção científica que marcou uma geração e influenciou tantas outras produções sobre alienígenas. Os filmes serão exibidos em todos os cinemas UCI de 12 cidades, com valores especiais. Em Fortaleza, a Rede UCI opera no Shopping Iguatemi e no Shopping Parangaba.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.