coluna

Contraplano: Cinema em Cuba

Contraplano

diego.benevides@diariodonordeste.com.br • Coluna focada no melhor do cinema brasileiro e mundial

00:00 · 27.01.2018
Wolney Oliveira, diretor do Festival Cine Ceará, é um dos realizadores cearenses que se formaram pela EICTV

Fortaleza sediará o processo seletivo da região Nordeste dos interessados em ingressar os cursos oferecidos pela EICTV - Escuela Internacional de Cine y TV - San Antonio de los Baños, em Cuba. Interessados podem se inscrever até 2 de março em uma das especializações oferecidas: Direção, Produção, Roteiro, Fotografia, Som, Documentário, Edição e TV e Novas Mídias. Do Brasil, serão selecionados de quatro a seis candidatos que irão fazer parte de um grupo de 40 estudantes de todo o mundo, principalmente da América Latina. O curso tem duração de três anos. O início está previsto para setembro de 2018 e término em julho de 2021. Uma das exigências da EICTV é que o aluno tenha entre 22 e 30 anos. Duas provas serão aplicadas, uma de conhecimentos gerais e outra específica da área de interesse, que serão realizas em parceria com o Porto Iracema das Artes, que também promoverá uma mostra de filmes da EICTV. Considerado um dos melhores centros de formação audiovisual do mundo, a EICTV foi fundada por nomes como o jornalista e escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez, o poeta e realizador argentino Fernando Birri e o teórico e realizador cubano Julio García Espinosa, entre outros.

Festival online

Image-1-Artigo-2354157-1

O curta-metragem "Bonita" ("Belle à Croquer" - foto),de Axel Courtière, é um dos destaques da oitava edição do MyFrenchFilmFestival, festival online que vai exibir 30 filmes franceses, entre curtas e longas, gratuitamente para usuários de diversos países. Com uma pegada de Wes Anderson ao trabalhar as cores, os cenários e a simetria da imagem, "Bonita" conta a história de amor entre um canibal gourmet e uma vegetariana. O diretor brinca com os elementos fantasiosos dessa história, ao mesmo tempo que se utiliza de recursos da linguagem clássica. O curta é carismático por driblar a previsibilidade e ao oferecer uma nova forma de falar sobre amor, sem fazer militância gastronômica. Catherine Deneuve participa como o anjo dos amores impossíveis.

Interrompido

Marcelo Masagão, criador do Festival do Minuto, anunciou que o evento será interrompido por tempo indeterminado. O motivo principal é a falta de patrocínio. "As leis de incentivo refletem o que vemos em diversas áreas da administração pública no Brasil: a privatização do Estado. O dinheiro é público, mas quem o administra é o privado. São as diretorias de marketing, comunicação ou sustentabilidade que decidem qual produto cultural será viabilizado", diz o comunicado.

Histórico

Criado em 1991, o Festival do Minuto foi um dos pioneiros ao dar atenção às produções audiovisuais de curta duração, especificamente de 60 segundos, realizados em qualquer equipamento ou técnica, inspirando a realização de diversos festivais semelhantes em mais de 50 países. Desde então, o evento realizou mais de 300 concursos temáticos e recebeu cerca de 50 mil vídeos de todos os lugares do mundo, exibidos on-line e premiados em dinheiro.

Visages, Villages

Image-2-Artigo-2354157-1

Documentário

Esse ano, a cineasta belga Agnès Varda, 89, recebeu um Oscar honorário pelo conjunto de sua obra, além de ser indicada, pela primeira vez, na categoria de melhor documentário por "Visages, Villages", codigirido com o artista urbano e fotógrafo JR. Os dois encaram uma jornada pelo interior da França para falar sobre o impacto das imagens no cinema e na fotografia tradicional. Com intensas discussões sobre a resistência da arte, o diário dessa viagem vai contar com anônimos que revelam suas histórias enquanto são fotografados e "colados" pela cidade. O resultado é uma obra extremamente carismática e que testa nossa forma de olhar não apenas para as imagens, mas também para o mundo.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.