COLUNA

Contraplano: Brasil no mundo

Contraplano

diego.benevides@diariodonordeste.com.br • Coluna focada no melhor do cinema brasileiro e mundial

00:00 · 08.07.2017

Em julho, nove obras e projetos audiovisuais nacionais estarão em cinco eventos internacionais, apoiados pela Ancine. A participação teve início no Bolívia Lab, que começou na última segunda-feira (3) e tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento de projetos de novos realizadores bolivianos e ibero-americanos. O projeto "Religare", de Marithe Azevedo, é o representante brasileiro no evento. De 8 a 16 de julho, o Festival Internacional Curtas Vila do Conde, em Portugal, exibe "O Peixe", de Jonathas de Andrade. Entre os dias 11 e 17, FID - Festival Internacional de Cinema de Marselha traz em sua programação "Baronesa", de Juliana Antunes. Ainda na Europa, o EAVE (European Audiovisual Entrepreneurs) Puentes, workshop de estímulo a coproduções América Latina-Europa, recebe "Sul", de Davi Pretto, de 12 a 16 de julho. Por fim, o Doc Montevideo, que acontece de 19 a 28 de julho na capital uruguaia, terá cinco produções: "Sam", de Paula Gomes e Haroldo Borges; "Termodielétrico', de Ana Costa Ribeiro; e "Torre das Donzelas", de Susanna Lira, participam do pitching de docs, enquanto "80 Destinos", de Alice de Andrade, e "América Armada", de Alice Lanari e Pedro Asbeg, estão no pitching para séries.

Image-0-Artigo-2266381-1

Premiado em Tiradentes, "Baronesa", dirigido por Juliana Antunes, participa de competição de festival francês

Lançamento

Image-1-Artigo-2266381-1

O ator Andy Serkis, que interpreta o personagem Cesar por meio de captura de movimentos na trilogia "Planeta dos Macacos", virá ao Brasil para lançar "Planeta dos Macacos: A Guerra". Com previsão de estreia americana para o dia 14 de julho, a sequência foi recebida com bastante entusiasmo pela crítica internacional que já teve acesso ao filme. A cotação do Rotten Tomate, principal termômetro que mede a opinião da crítica especializada no mundo, foi de 95%, que representa a porcentagem de críticas positivas que foram divulgadas no site. No novo filme, que estreia dia 3 de agosto no Brasil, Cesar e seus macacos são forçados a um conflito mortal contra um exército de seres humanos liderados por um Coronel implacável.

Gramado

Dos mais de 400 curtas brasileiros inscritos para a 45ª edição do Festival de Cinema de Gramado, 14 foram selecionados pela comissão. Entre os destaques estão "O Quebra-cabeça de Sara" (RJ), de Allan Ribeiro; "O Violeiro Fantasma" (GO), de Wesley Rodrigues; "Telentrega" (RS), de Roberto Burd, e "Postergados" (SP), de Carolina Markowicz. A competição se restringe a esses quatro estados brasileiros. Nenhuma produção nordestina foi selecionada.

Estágio

O 27º Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema e a Casa Amarela Eusélio Oliveira - CAEO recebem até domingo (9) inscrições de estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) para estágio remunerado de um mês no para compor a equipe de produção do evento, que acontecerá de 5 a 11 de agosto em Fortaleza. Interessados podem se inscrever por meio de formulário on-line disponível no site da Casa Amarela (www.Caeo.Ufc.Br).

Anima Mundi 2017

Animação

Comemorando 25 anos no centenário da animação no Brasil, o Anima Mundi se prepara para duas edições, uma no Rio de Janeiro, de 14 a 23 de julho, e outra em São Paulo, de 26 a 30 de julho. Nas sessões oficiais serão exibidas 345 produções de 45 países, entre elas 70 nacionais. O número chega a 470 títulos, contando com as mostras especiais e retrospectivas. O Anima Mundi é a principal plataforma de fomento à animação do País e responsável pela formação de toda uma geração de realizadores e de um público apaixonado, que assistem à vasta programação de curtas e longas adultos e infantis, dos mais variados temas, técnicas e origens.

Image-2-Artigo-2266381-1

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.