Festival

Anunciados participantes do Salão de Abril

00:00 · 14.04.2018
Image-0-Artigo-2387583-1
Estátua de Iracema assinada por Zenon Barreto, artista plástico homenageado da 69ª edição do Salão de Abril. Ao todo, foram 45 nomes selecionados pela Secult

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), divulgou, nesta sexta (13), os nomes dos 45 artistas selecionados para expor no 69º Salão de Abril, principal evento de artes plásticas do Estado.

A nova edição acontece após o "Salão de Abril Sequestrado", realizado em 2017 por artistas locais, sem nenhum vínculo ou apoio da gestão municipal. A iniciativa foi motivada pela falta de resposta da Prefeitura sobre se iria ou não fazer o Salão naquele ano (ele acabou realmente não concretizado).

O anúncio de ontem ocorreu durante o evento que marcou o início da programação do Salão, na Casa do Barão de Camocim, com a palestra "A Arte Além da Borda - Repensando os Salões", do curador Paulo Klein. Foi a primeira de uma série de atividades que compõem a programação formativa - entre oficinas e workshops. As obras selecionadas ficarão expostas ao público a partir de 26 de abril deste ano, data da abertura da mostra.

O 69º Salão de Abril celebra os 75 anos de história da mostra e homenageia os 100 anos de nascimento do multiartista Zenon Barreto, autor da escultura Iracema Guardiã, símbolo da cidade de Fortaleza.

Selecionados

Ao todo, foram submetidas 482 obras de 304 artistas à curadoria do crítico de arte e curador membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), Paulo Klein.

Os 45 artistas terão as obras expostas na Casa do Barão de Camocim, de 26 de abril a 26 de julho. A lista inclui nomes como Antônio Gerson Ipirajá Barreto, Célio Celestino Almeida Cavalcante, Coletivo Aparecidos Políticos - Aspásia Mariana Santos Melo, Darwin Marinho de Assis e Fernando Jorge da Cunha Silva.

Dos selecionados, 30 serão premiados, totalizando um investimento de R$ 15 mil para os quatro primeiros colocados e R$ 5 mil para os demais. O anúncio será realizado em 17 de maio, em evento na Casa do Barão de Camocim.

Homenageado desta edição Zenon Barreto é um dos artistas de maior destaque na história das artes visuais do Ceará. Nasceu em Sobral em 1918 e viveu a maior parte de seus 84 anos em Fortaleza.

Dedicou uma vida inteira ao ofício - como pintor, gravador, escultor, ilustrador e cenógrafo, lidando com diferentes materiais numa produção diversificada. Foi membro da Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), instituição na qual ingressou como aluno do Curso Livre de Desenho e Pintura, para posteriormente atuar como professor até chegar à presidência da entidade. Recebeu prêmios importantes no próprio Salão de Abril, bem como no Panorama da Arte Atual Brasileira e na Bienal Internacional de São Paulo.

Curador

Paulo Klein é o nome usado por Antonio Paulo Klein, escritor, fotógrafo, jornalista, crítico e curador de artes visuais que atua no circuito brasileiro desde os anos 1970. Nascido em São Paulo, destaca-se por pesquisas em torno das novas linguagens das artes, ocupando a vanguarda em temas como arte pública.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.