Audiovisual

Anima Ceará: arte do movimento

Primeira edição do Anima Ceará abre inscrições para curtas-metragens brasileiros. O festival acontece entre 23 e 26 de maio

Novo festival estreia este ano, centrado nas linguagens de animação audiovisual. O Anima Ceará recebe inscrições de produções brasileiras, com até 25 minutos
00:00 · 12.04.2018

Estão abertas, até 20 de abril, as inscrições para o I Anima Ceará - Festival Nordestino de Cinema de Animação, Games e Web, marcado para acontecer entre 23 a 26 de maio, em Fortaleza. Podem ser inscritos filmes brasileiros com duração de até 25 minutos, realizados a partir de janeiro de 2017.

O evento é promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult).

Segundo os organizadores, o festival surge com o intuito de levar parte significativa da produção de animação brasileira ao público e profissionais cearenses, visando à inter-relação entre produtores e realizadores brasileiros e à promoção de novos talentos na área da animação, game e novas mídias, em especial das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

A ideia é também revelar a potência da animação nordestina e dialogar com a ascensão dos espaços da animação brasileira internamente e ao redor do mundo.

Participação

Além das exibições, o I Anima Ceará traz workshops e mesas-redondas - que sinalizam o objetivo do festival em discutir suas produções sob perspectivas de mercado, de público e de valorização da linguagem como uma expressão tão fértil quanto a imaginação. Dos filmes e games feitos artesanalmente em 2D às animações totalmente integradas com os benefícios da tecnologia, a animação se permite ganhar diferentes espaços de diálogos.

No site do festival (www.animafestival.com.br) estão disponíveis o regulamento e o formulário para inscrições, que são gratuitas e realizadas somente on-line.

Não há limite para o número de trabalhos concorrentes de cada participante. Os filmes selecionados vão compor a Mostra Brasileira de Curtas-Metragens de Animação.

Podem participar trabalhos de curta-metragem realizados em qualquer técnica de animação (tradicional, de recorte, stop-motion, entre outras), em quaisquer suportes de captação desde que em formato Full HD, sem restrição de tema ou gênero. A lista dos selecionados será divulgada até 30 de abril.

Categorias

Toda a programação terá acesso gratuito e as exibições acontecerão nos três primeiros dias do Anima Ceará.

Na noite de encerramento, o júri da Mostra Brasileira de Curta-Metragem concederá o Troféu Anima Ceará nas seguintes categorias: Melhor Curta-Metragem; Melhor Roteiro; Melhor Produção CONNE (Centro-Oeste, Norte e Nordeste); Melhor Trilha Sonora; Melhor Produção com Temática Nordestina. O prêmio é R$ 5 mil por categoria.

Mais informações:

I Anima Ceará - Festival Nordestino de Cinema de Animação, Games e Web. Inscrições abertas de 20 de março a 20 de abril para filmes brasileiros com duração de até 25 minutos, realizados a partir de janeiro de 2017. Informações: (85) 3366.7772, 3366.7773 e producaoanimace@gmail.com www.animafestival.com.br

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.