Produtos da Central de Artesanato do Ceará em destaque na feira

Tur
Quem visita Fortaleza tem por obrigação dar uma passadinha na Ceart - Central de Artesanato do Ceará. Há mais de 26 anos, o local é uma verdadeira vitrine dos mais variados tipos de artesanato produzidos em todo o Estado. São aproximadamente 35 mil artesãos cadastrados na Ceart, que utilizam o local para expor suas peças.

Os produtos comercializados, antes de chegar na Ceart, passam por um verdadeiro controle de qualidade. Segundo Christianne Bezerra de Menezes, coordenadora do Artesanato, o objetivo é acompanhar cada artesão e grupos espalhados pelo Estado. “Através de um programa de inclusão social, desenvolvido pela Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo, temos realizado cursos, o que vem possibilitando o aperfeiçoamento de produtos e gestão de negócios, envolvendo grupos que trabalham com as mais variadas tipologias”, diz a coordenadora da Ceart.

Christianne Menezes destaca, ainda, que a Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo vem desenvolvendo, nos últimos anos, um trabalho de incentivo à renovação artesanal. “Estamos resgatando e preservando os aspectos culturais tradicionais no sentido de introduzir mudanças no processo produtivo, bem como de estratégias de apoio que garantam a sobrevivência dos grupos envolvidos, proporcionando a melhoria na qualidade de vida dos artesãos”, finaliza.

Quem visitar a Feira do Empreendedor, que acontece até amanhã, dia 25, no Centro de Convenções do Ceará, terá a oportunidade de conhecer um pouco da diversidade do legítimo artesanato cearense. Todas as peças artesanais do Espaço do Turismo foram cedidas pela Ceart. “A parceria e apoio da Ceart só engrandecem o nosso evento, pois estamos valorizando o trabalho de milhares de artesãos, que, com as suas mãos habilidosas, produzem peças que ganham o País e mundo afora. É também uma forma de mostrar aos visitantes e futuros empreendedores como é possível ambientar espaços, usando produtos genuinamente cearenses”, afirma Ana Clévia Guerreiro, coordenadora do Programa Sebrae de Turismo.

SERVIÇO: Feira do Empreendedor
Local: Centro de Convenções do Ceará
Central de Artesanato: (85) 3101.1625