Especial publicitário

Porta aberta

Empregos temporários

15:16 · 14.06.2018 / atualizado às 08:34 · 13.07.2018
Valéria Mota
Valéria Mota ( LC MOREIRA )
Para quem está buscando uma vaga no mercado de trabalho, empregos temporários podem ser a porta de entrada. Essas oportunidades surgem especialmente no final do ano, quando os setores de comércio e de turismo estão mais aquecidos. E para suprir a demanda, as empresas apostam em contratações para um breve tempo de trabalho. “Emprego temporário é um trabalho por tempo determinado que normalmente atende uma necessidade de substituição transitória de pessoal permanente ou uma demanda complementar
de serviços”, explica Valéria Mota, Gerente Executiva de Seleção da MRH Gestão. Ela acrescenta que, em geral, supermercados, restaurantes, hotéis e indústrias na área da produção são os negócios que mais abrem oportunidades de emprego temporário. 
Para especialistas em Recursos Humanos, trabalhadores temporários devem aproveitar a oportunidade para mostrar seu potencial durante o período em que estiverem prestando serviço. E para aumentar as chances de ser efetivado, é preciso ter muita dedicação, compromisso e mostrar competência. “Busca-se profissionais proativos, que agregam valor à empresa, comprometidos com os valores da empresa e profissionais bem-humorados e de fácil relacionamento com o grupo”, observa Valéria Mota.
 
COMPORTAMENTO
A boa postura do profissional é observada não apenas durante a prestação de serviço. Antes mesmo da contratação, o trabalhador que busca emprego temporário deve se 
apresentar de forma diferenciada a partir do currículo.
A entrevista também é outra etapa importante para o candidato mostrar seus diferenciais. E ser coerente com as informações do currículo é fundamental para deixar uma boa impressão para o recrutador. A forma como se apresenta durante a entrevista também deve ser cuidadosa. O recrutador pode avaliar pontos como vestimenta, jeito de se  expressar, participação em dinâmicas e respostas coerentes.
 
ESTRATÉGIAS
Buscar um emprego temporário requer do candidato pensar em algumas estratégias para ser bem-sucedido. Especialistas recomendam que o primeiro passo é mapear no mercado empresas com as quais se tenha afinidade com o negócio e os valores. Dessa forma, o candidato pode ser mais assertivo na hora de enviar o currículo. 
Além de buscar as próprias empresas, o profissional pode apostar em outros caminhos, como cadastrar o currículo no Sine/IDT. A entidade auxilia o trabalhador não só com a busca de vagas, mas na qualificação e na preparação para o mercado de trabalho.
Outra dica é cadastrar o currículo em sites específicos de busca de emprego e nas páginas das consultorias de RH. Na maioria deles, você pode cadastrar o currículo de
forma gratuita.
 
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO ESPECIAL
LOGOSENAI LOGO FIEC logo prefeitura logo sebrae

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.